quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quando os astros não estão a nosso favor

Vou começar a trabalhar a sério para a semana. Bom, dito assim parece que todo o trabalho que tive desde o quarto dia do nascimento da C. foi a brincar. Mas agora é mais à séria porque é mais tempo fora de casa.
E está-me a dar o tilt. Como nunca me deu.
Ser professora universitária sucks. Literalmente. Mudar de horário de 4 em 4 meses é do piorio. Horário que pode calhar entre as 8.30 e as 24h. Com regime diurno e nocturno, com cortes de pessoal e mais horas para os professores da casa, não está mesmo fácil. E este semestre calhou-me o pior de sempre. Com, por exemplo, 9 horas seguidas à terça-feira, das 14 às 23.

Não me perguntem o que vou fazer porque não sei, não sei mesmo. Só sei que este horário...principalmente o da terça e o da sexta é mau, muito mau. E interfere com o horário do marido, que tem o mesmo desde há anos e que muito dificilmente pode mudar. Isso aliado ao facto de não ter cá a minha mãe para que me dê uma mãozinha, mesmo que uma bem pequenina, está a dar comigo em doida.
Por isso não sei o que hei-de fazer. Baixa médica por insanidade temporária é uma forte possibilidade.

22 comentários:

  1. Tens uma lei que te dá o direito de não trabalhar depois das 20 horas...

    ResponderEliminar
  2. A da insanidade gostei, agora a sério, já fizeste o prolongamento da licença de parto até ao limite, isto é ate aos 9 meses??

    Se ainda não fizeste é uma possibilidade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Jei, por acaso sabes se isso funciona para todos os casos? Eu também não deveria estar a trabalhar durante a licença mas como era preciso fazer e corrigir exames, do ano anterior, e orientar teses, do ano lectivo anterior, acabei por ter de o fazer. Como não tenho 6 horas de trabalho diário, ou seja, não tenho as habituais das 9 às 17...será que essa lei contempla o meu caso?


    Petra, por acaso sabes se posso prolongar a licença depois de ter saído dela? Eu já não estou de licença há 2 meses mas o trabalho até agora foi feito praticamente todo em casa, o que facilitou imenso. Assim sendo, será que posso pedir o resto da licença? Para mim ainda seriam 3 meses, se requeresse já (ela faz este fds 6 meses).


    Obrigada e beijinhos às duas.

    ResponderEliminar
  4. Onde trabalho os horários também mudam todos os meses e também podem ir das 10h às 24h (incluindo sábados e domingos). Até o meu bebé completar 1 ano, além do direito à redução de horário por amamentação/aleitamento (que pode ser antes ou depois, isto é, ou saio 2 horas antes ou entro 2 horas mais tarde), também não é permitido trabalhar para lá das 20h. Acho que é mesmo de lei que assim seja.

    ResponderEliminar
  5. Estava aqui a pensar. O pior é que depois me dizer que sim senhora, que claro que tenho razão. Mas não me reduzem o horário. repartem esse horário pelos vários dias da semana. Como tenho o doutoramento e tenho que dar aulas aos mestrados, que são à noite, o que me vai acontecer é que passo a estar fora de casa, até às 20 todos os dias da semana. E eu não posso deixar o pai com os 4, a dar jantares ao mesmo tempo a todos.

    ResponderEliminar
  6. Nem sei o que dizer!!!! Esta gentinha não vê que tens 4 filhos!!!!

    Gostava de morar perto de ti .... ajudava te tanto, mas tanto.

    Beijo grande em ti e muita muita FORÇA.

    Sandra Gonçalves

    ResponderEliminar
  7. Resta-me dizer boa sorte. E que espero que surja uma solução que não passe pela insanidade. Mas se um papel a dizer que não estás boa das ideias resolver a situação, porque não? ;)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  8. Amanhã já te dou uma resposta vou perguntar á minha tia que trabalha na segurança social.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. O trabalho!!!
    Nem me fales, minha querida.
    Resta-me desejar-te muito boa sorte.
    Espero que isto se resolva da melhor forma para vocês os 6.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Ui, caramba... agora já sei porque querias cortar um pulsinho como eu.
    respira fundo!
    Quanto a voltar a ter a licença depois de a suspender acho pouco provável, mas nada melhor do que ligar para a Segurança Social. No site há um número de atendimento que é bem melhor do que te deslocares lá ou esperares que te respondam ao email!
    Boa sorte e aproveita enquanto a próxima semana não chega!

    ResponderEliminar
  11. Duchess até aos 6 anos de um filho podemos ter até 2,5 anos de licença parental. Pedida em qualquer momento. É não remunerada mas conta para a SSocial.
    Quanto ao prolongamento da licença, tinhas que a ter usufruído logo de seguida.
    Tens isto muito bem explicadinho no site da ss.
    Ainda tens a redução de horário até a C. completar 1 ano.
    Bjs e boaaa sorte!!!

    ResponderEliminar
  12. Bolas miúda! Espero que consigas resultados com essa reunião! Beijo grande!

    ResponderEliminar
  13. As leis existem mas nem sempre estamos em posição de poder usufruir dos nossos direitos, o que não é minimamente justo!
    Resta-me deixar-te um beijinho muito grande e esperar que isto se resolva pelo melhor, ou pelo menos mau
    Beijinhos enormes

    ResponderEliminar
  14. Duchess,
    não sei ao certo, mas penso q esta lei se aplica a quem amamenta... ainda amamentas?
    Quanto a licença, eu peguei a licença de 180 dias + a alargada q sao + 90 dias (pagos a 25%). Esta licença alargada só pode ser gozada imediatamente a seguir a licença normal, por isso, penso q ja nao podes :/

    ResponderEliminar
  15. jei, amamento sim. Só que não sei como é que isso é contemplada num horário como o meu. Penso que não é contemplado.

    ResponderEliminar
  16. Eu acho q abrange toda mulher trabalhadora que amamenta...
    vou deixar-te aqui o link
    http://www.leitematerno.org/direitos.htm#trabalho%20no%20per%C3%ADodo%20nocturno.

    ResponderEliminar
  17. Jei, vou usar isso sim. Obrigada!

    por acaso não me consegues arranjar o link do prolongamento da licença? A minha entidade empregadora diz que não conhece essa possibilidade.

    Beijos

    ResponderEliminar
  18. è o alargado: http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.07.01.03 e aqui http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MSSS/DGSS/pt/SER_subsidio+parental+alargado.htm

    ResponderEliminar
  19. Desculpe, só vi hj que me perguntou sobre o link mas a Rita já a ajudou :)
    Depois diz qualquer coisa :)

    ResponderEliminar