terça-feira, 10 de abril de 2012

Hoje estou a trabalhar nisto

Negociar
Evitar ultimatos
Se um perde, ambos perdem
Dizer o que na realidade se quer dizer
Evitar acusações e o ataque
Apresentar primeiro os próprios sentimentos (afirmações “Eu”)
Verificar sempre as percepções
Afirmar os desejos
Pedir sempre clareza e directividade
Nunca usar o sexo para amaciar um desacordo
Repetir a mensagem que pensamos ter recebido
Recusar a luta suja (comportamento passivo-agressivo, perguntar de forma excessivamente rápida, abuso verbal)
Resistir a dar o tratamento do silêncio
Focalizar no assunto e no presente
Usar time-out
Usar o humor
Procurar sempre a resolução da questão

13 comentários:

  1. É disso que eu preciso hoje... Disso tudo, vou ler outra vez a ver se interiorizo!

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  2. e consegues?
    (mto louvável! Estava a ler e a pensar que tb tenho de fazer uma lista desse género e colá-la na porta do frigorífico)

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  3. Isso é tudo muito certinho para mim. Não consigo pensar nisso tudo ao mesmo tempo, lol nem tempo...lol

    jinhos

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  4. :):)

    O princípio subjacente é o de qualquer gestão de conflitos.
    e a ideia é que estas coisas se podem e devem praticar sim. Mas não se começa por todas ao mesmo tempo, claro.

    Beijinhos

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  5. Epá! Já devia ter lido isto hoje à tarde!!!
    Caneco!!!! Grrrrrrr!

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  6. c: I wish. Não. isto também se vai fazendo nas terapias de casal.

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  7. "Resistir a dar o tratamento do silêncio"
    O meu (grande) ponto fraco...
    Ora emudeço, ora expludo. Sou o protótipo da panela de pressão! ;)

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  8. :)

    Perfeito!
    Só falta respirar profundamente, entre cada um dos pontos :)

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  9. Tenho uma regra básica que aplico sempre, nunca sair fora do assunto em questão, ou seja, nada de ir buscar outras histórias, outras situações ou outras pessoas, e costuma resultar, assim como 2 cabeças. 2 opiniões e sim temos de chegar a acordo com cedências de ambas as partes, e saber pedir desculpas é muito importante, este ponto foi o que demorou mais tempo a interiorizar, mas já está.

    Muito bom, e ate fiquei com mais umas dicas.

    Obrigado

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  10. haaaa não admira q a mediação tenha por base a psicologia! então boa prática! kiss kiss

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