Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 29 de março de 2014

1ª ida ao cinema



A 1ª ida do Vicente ao cinema.

Não foi um filme de animação. Não foi um filme pacifico - embora os filmes e estórias infantis tenham muitas mortes - um dia destes até eu fiquei surpreendida com o livro do lobo mau, em que o lobo comeu a avó, depois comeu a neta e depois veio o caçador e abriu-lhe a barriga com uma faca. E a Concha a-d-o-r-a. Eu dizia: Era uma vez um lobo mau. E ela: mau e GRANDE!!

Em qualquer idade é importante encontrar um significado para a vida. Encontramo-lo muitas vezes achando a moral da estória. Para isso os recursos internos devem ser desenvolvidos, estimulando o pensamento, as emoções e a imaginação. Os contos infantis permitem aceder aos significados mais profundos e ao que é mais significativo, dependendo do estádio de desenvolvimento.

Tudo o que tem a ver com super-heróis entretém e desperta imenso a curiosidade do meu filho, desperta-lhe a imaginação e a fantasia.

Cada vez que aparecia o anúncio na televisão ele ficava super entusiasmado. Tanto que comecei a equacionar a possibilidade de o levar.

Recebi o convite giríssimo para irmos à ante-estreia, mas foi impossível aceitar. Em Lisboa, no meio da semana e à meia-noite:(

Mas foi hoje o dia. Um almoço com os avós paternos, uma ida ao parque, um adeusinho à Concha - foi a única que não foi, embora andasse de manhã pela casa a dizer que ia ao cinema (e dizia a cantar, atenção. Esta menina agora tem a mania de falar a cantar, só visto!).

Logo que começaram a apresentar outros filmes, ele ficou extasiado com outro filme da Marvel que vem por aí, o do Homem Aranha.  E quando começou o Capitão América dizia "é agora, é agora". Vi que ficou ligeiramente chateado por o Hulk não aparecer neste - o preferido dele é sem dúvida o The Avengers, onde a malta aparece quase toda (Peter Parker não).


Ele adorou. 

E eu deixo-vos esta reflexão super interessante que encontrei:


Ao retratar temas que se vivem no quotidiano, as histórias como as do Homem- Aranha, da Batman e do X-Men conquistam meninos e meninas de todas as idades, além de educarem sem a monotonia da maioria dos livros didácticos. "Nas histórias, os vilões são sempre mais poderosos, obrigando os heróis a se superarem para vencer as batalhas", diz o Professor Francisco de Assis, pesquisador do uso da física nos livros de quadradinhos. 




Através das histórias de super-heróis as crianças aprendem a

… ser altruísta 
Os super-heróis quase sempre apelam ao uso de máscaras para poder ajudar a humanidade a se livrar do mal sem revelar sua própria identidade. Eles abrem mão de qualquer reconhecimento. Existe prova maior de altruísmo? 



Homem-aranha - Peter Parker teve mil oportunidades de usar o poder do Homem-Aranha em proveito próprio. Mas a sua tia ensinou- lhe que o melhor poder é fazer o bem. Quanto maior esse poder, aliás, maior é a responsabilidade.



Batman - Bruce Wayne, a identidade secreta do Batman, doou toda a sua fortuna aos necessitados, além de financiar medicamentos com o dinheiro das indústrias Wayne e de criar uma rede de bolsas de estudos para crianças carentes. 




Super-homem - Nascido no planeta Krypton e sempre usando o uniforme azul e vermelho, o Super-Homem tem como principal habilidade agir com o coração. Ele não diferencia as pessoas na hora 
de prestar socorro. Todos são iguais. 





… valorizar o estudo 
Praticamente todos os heróis tem estudos superiores. Isso mostra que não basta força ou rapidez, é preciso estudar para ser bom. Existe até um ranking dos cinco mais inteligentes: Senhor Fantástico, Homem de Ferro, Hulk, Fera e Homem-Formiga. 



Peter Parker (Homem-aranha) - Peter Parker ainda não concluiu os estudos, mas destaca-se nas aulas, além de ajudar cientistas famosos. E, embora as coisas em geral não sejam fáceis para ele, o menino prodígio não desiste de aprender. Nunca! 




Tony Stark (Homem de ferro) - Tony Stark, identidade secreta do Homem de Ferro, é um bilionário formado em física e engenharia. É o segundo super-herói mais inteligente, por isso sempre reergue os seus aliados a partir das suas invenções criativas. 




Bruce Wayne (Batman) - Bruce Wayne levou 20 anos para virar Batman. Os seus conhecimentos em legislação, criminologia e perícia permitem desvendar qualquer crime.



… gostar de ciências 
Quando a ameaça é grande, os heróis unem-se para combater o mal. Mas em destaque ficam os cientistas, que entendem todos os poderes dos heróis, exploram pontos fortes e fracos dos vilões e resolvem os mistérios. 



Buraco Negro - As histórias também explicam, por exemplo, princípios físicos que não se aprendem na escola, como buracos negros, viagens no tempo, universos paralelos, mecânica quântica e teorias dos muitos mundos. 




Hera Venenosa - A Hera Venenosa é uma vilã que entende tudo de ecologia. E os doutorados em biologia da Mulher Invisível a tornaram especialista em lidar com ameaças alienígenas. 





… reconhecer a igualdade entre os sexos 
Se as aventuras de 1960 mostravam a mulher como namorada do herói, sempre resgatada do perigo, nas últimas décadas esse conceito mudou radicalmente, conferindo-lhe um papel activo nas histórias.

Como foi o caso do que vimos, em que a Viúva Negra é gira, inteligentíssima, com um humor fantástico e extremamente capaz de derrotar os vilões.







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...