Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 2 de dezembro de 2012

Actividades para o tempo frio e actividades para as férias de Natal


Têm-me perguntado bastante sobre actividades para os filhotes nesta altura do frio intenso e na altura das férias do Natal. Especialmente fora de casa.

As crianças precisam de ser entretidas, é certo, porque lhes faz bem, porque é super importante que aprendam outras coisas, estejam noutros ambientes, com outras pessoas, e também porque os pais, infelizmente, nem sempre podem tirar férias para ficar com elas e isso por vezes  é um drama. Mas os nossos filhos precisam também de um tempo sem nada programado, para fazerem o que quiserem. Estar de férias também é isso. Contornar um pouco as regras do dia-a-dia e aproveitar o dolce far niente – se nós gostamos, eles também!

Antes de mais deixem-me falar-vos do Kidstuff, que vai decorrer na Fil, agora entre o dia 5 e o dia 9 de Dezembro, para crianças dos 0 aos 12 anos. Desde actividades culinárias, à aldeia medieval, a um espaço para cantar e dançar e mais um para descansar de tanta azáfama, nada foi esquecido. Este é mesmo para ir e em família!


Para começar deixo-vos quatro sites muito importantes. O já conhecido de todos Estrelas e Ouriços, o Clube Rik&Rok, o Guia do Lazer-Miúdos, do jornal Público, e um blog muito interessante, o Ateliers de férias de Natal 2012.

As propostas aqui apresentadas são algumas das apresentadas nesses sites e outras pesquisadas apenas por mim.
Por exemplo, há uns anos tinha uma lista de alguns dos parques com insufláveis para levar os miúdos e ainda fomos a alguns. Os meus adoravam e continuam a adorar.

Deixo-vos a sugestão do Toyland Park, em Almada (Feijó); do CoolPark, em Leiria; do Polar & brincar, no Palácio do Gelo, em Viseu; do ParqueFunnyCity, na Maia ou no El Corte Inlges, de Vila Nova de Gaia; ou do Funland, no Seixal. Infelizmente o Pequeno Reino, em Gondomar (Fânzeres), que visitámos uma vez, já fechou. A crise não perdoa.
Temos mais alguns sítios onde os podemos levar durante umas horas, para descontrair e brincar, com o Playbowling, em Cascais e o CrazyBowling em Castelo Branco, Coimbra e Guimarães.

Temos sempre a hipótese da Kidzânia, que os meus já foram duas vezes e por eles continuariam a ir mais umas quantas.


O The Little Gym tem actividades para crianças dos 3 aos 8 anos. Mistura movimento, divertimento e imaginação. E pode-se inscrever apenas por um dia ou mesmo por uma manhã.

E para continuarmos a dançar vamos aceitar o convite do Estúdio B. Vamos lá.

Para um mini campo de férias temos o Roda Viva, com cinema, karaoke, cluedos, charadas e muito mais.

E a Just4Teens tem uns worksops que me parecem bem giros. Fiquei de olho no da escrita criativa.

E o Petit Chef uns ateliers de cozinha com a chef Joana Byscaia, que até eu queria aproveitar.

E um ciclo de cinema de humor, organizado pelo Na Ponta da Língua, que os vai fazer rir até cair para o lado. Nesta altura de caras tristes e amarradas, querem melhor programa do que este?

E vamos deixar que os nossos filhos descubram a música que há neles? Aqui, no Descobre a música que há em ti  ateliers variados, dos 4 aos 14, sempre tendo como banda sonora, a música!

E um worshop de iniciação à fotografia, da CMAG? Em vez de serem os pais a tirarem sempre as fotos aos filhos, vamos ver se passam a ser os filhos a tirar algumas aos pais!

E tantas, tantas coisas mais...

Para não metermos muita água e arrancarmos sempre um sorriso garantido da parte daqueles que mais amamos, vamos dar uma espreitadela ao que o Sealife tem para oferecer e também às Férias debaixo de água, do Oceanário.



E porque Portugal é lindoooo, lá vamos nós para Torres VedrasFátima, LeiriaÍlhavoMatosinhosEsposendeGuimarães ou para Póvoa do Lanhoso.



E vamos também a Serralves ao Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, porque o ar livre também é necessário. Mais um casacão polar e um gorro e umas luvas bem quentinhas e estamos prontos para mais aventuras, que nem todo o frio do mundo vão fazer parar. 

E para os que estão de férias mas que não deixam de querer sempre aprender coisas da escola, vamos ao Ginásio. Ao ginásio? Sim, exercitar os músculos do cérebro:)

E visitar museus é sempre uma excelente opção. Que tal o Museu das Crianças? Tenho a sensação que vão gostar. No Museu do Oriente podemos aliar uma visita ao museu à possibilidade de vermos uns filmes, como A Viagem de Chihiro - que filme lindo! No Museu da Marioneta organizam-se ateliers que têm como pano de fundo o teatro das marionetas, levando as crianças a contar estórias, montar cenários e construir marionetas.

E por falar em teatro...Que tal o Museu Nacional do Teatro?

Não deixem de levá-los também ao Teatro Infantil de Lisboa, onde as crianças vão aprender a improvisar. Ou ainda ao Teatro Bocage, onde numa semana as crianças aprenderão as técnicas básicas da representação ou ainda ao Learning Gate onde vão fazer teatro e falar inglês, tudo ao mesmo tempo!

E porque Natal não é Natal sem circo,levem os vossos mais que tudo ao Coliseu de Lisboa, onde viverão momentos mágicos e de sonho.



E eu, agora fiquei tão cansadinha que dormia quase até ao ano novo, assim de seguidinha?

Espero que tenham gostado. Se clicarem em cima de cada palavra a bold ou com cor diferente vão encontrar todos os sites e informações de que precisam.  E se tiveram outras sugestões, por favor partilhem-nas em comentário. Obrigada por estarem desse lado.

Nos também estamos no facebook, a animar o dia-a-dia dos papás e sobretudo das mamãs!




8 comentários:

Sofia e Beatriz disse...

Um post muitissimo util e para guardar!
:)
Besitos!

Sofia e Beatriz disse...

Ah, mas não te esqueças da "ajudinha" que te pedi :)
Também vai ser muitoooooo util!

TERRA DE CORES disse...

Gostei tanto das ideias :)

Posso acrescentar o blog dos Pequenos Crafters :)
E o WS de dia 16/12, para os mais pequenos fazerem um craft giro e original :)

E ainda as oficinas dos Kaminhos de Papel, para aprender origami, nos dias 8, 9, 15 e 16/12, em Coimbra.

Bjinhos gr

4D disse...

Obrigada!

Acrescento:

A Viagem ao Corpo Humano, no Tivoli BBVA aos Sábados.

Cutchi disse...

Adorei est post! Útil e do agrado de toda a familia! Vou já imprimir e colar na porta do frigorifico :)
Beijinho,
Sara

4D disse...

Peter Pan no Politeama

Unknown disse...

Sugestão: Atelier Criativo em Leça da Palmeira

Artistas de Palmo e Meio é o nome do Atelier Criativo para crianças a partir dos 4 anos numa galeria dedicada à cultura do surf (Surf Leça).
É um processo dinâmico de introdução às artes, estimulação da criatividade e promoção da educação d......o olhar e da sensibilidade.
Entre 17 e 21 de Dezembro as crianças contarão com uma série de actividades desde:
- elaboração de t-shirt;
- criação de enfeites de natal utilizando materiais recicláveis;
- criação de espanta-espirítos;
- a fotografia na praia;

As inscrições estarão abertas até dia 13 de Dezembro.

Valor: 60 euros (almoço e lanche da tarde incluidos)

Horário: 9:00h /12:30h 14:30h /18:00h

Lotação máxima: 10 alunos

Formadora: Filipa Costa licenciada em História da Arte e responsável pela Galeria.

As crianças devem vir bem agasalhadas e prontas para se divertirem num espaço comodo e bastante artístico.

Surf Leça - Av. Liberdade, 44
4450-716 Leça da Palmeira
229952333/ surfleca@sapo.pt
http://www.facebook.com/galeriasurfleca?ref=hl

Muito obrigada,
Cumprimentos

Surf Leça

Unknown disse...

Sugiro o Ginásio Clube Português, na R. das Amoreiras, em Lisboa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...