Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 22 de abril de 2014

Rotavírus não é para brincar

Na Semana Europeia da Vacinação, que este ano se celebra de 22 a 26 de abril sob o tema “Vacinação para a vida”, a Sanofi Pasteur MSD promove uma campanha de sensibilização “Rotavírus não é para brincar”, que visa alertar os pais para a importância da prevenção da gastroenterite a rotavírus e o impacto que o rotavírus tem na idade pediátrica. 

O rotavírus é a principal causa de gastroenterite em idade pediátrica, com surtos epidémicos mais frequentes nos meses frios e que afeta especialmente crianças dos 6 meses aos 3 anos. Para além da diarreia líquida, vómitos e febre, a falta de apetite e a dor abdominal também são sintomas habituais. O grau de gravidade da infeção varia entre a ausência de sintomas e a desidratação grave, que pode implicar hospitalização e outras complicações. 

Dados de 2008 estimam que ocorram numa escala global cerca de 453.000 mortes em crianças com menos de 5 anos, o que representa aproximadamente 37% do total de mortes por diarreia*. 
Noventa e cinco por cento destas mortes ocorrem em países em vias de desenvolvimento. 

A infeção por rotavírus é muito frequente (este vírus é extremamente contagioso e resistente no meio ambiente) pelo que praticamente todas as crianças, independentemente do estrato social, serão infetadas em algum momento, mesmo em ambientes com boas condições sanitárias. A maioria das crianças será infetada entre os 6 meses e os 3 anos de idade, numa fase em que são particularmente vulneráveis à doença.

Proteja o seu bebé!



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...