Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Mostrar mensagens com a etiqueta Pais e Filhos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pais e Filhos. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

OMG

Hoje, 6 meses depois, mostraram à professora do Vicente a minha entrevista para a Pais&Filhos. E ela veio dar-me os parabéns. Disse que estava linda, mesmo com bom ar. Pudera, vê-me sempre tipo mãe à beira de um ataque de nervos. E eu fiquei envergonhadíssima.

Cada vez mais o mundo virtual e o real se estão a misturar. E tantos anos que batalhei para que isso não acontecesse. Enfim, talvez queira apenas dizer que está a chegar a hora.

Beijinhos Ana. Gosto muito de si e amo o excelente trabalho que tem feito com o meu filho.

Bom, pode ser que ainda não tenha descoberto o blog:) 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Como estimular o bebé


Os pais não nascem ensinados, se bem que nascem com um 6º sentido e a maior parte das vezes tudo flui sem grandes preocupações.

Mas se para conduzirmos um carro temos de tirar a carta, e até podemos chumbar, para conduzir vidas não deveríamos fazer mais qualquer coisa?

Desde os primeiros momentos pode-se começar a intervir tendo em vista o desenvolvimento óptimo daquele bebé.

Recém-nascido

Pendurar um móbil, não ao centro mas um pouco mais à direita ou à esquerda do berço, porque habitualmente a cabeça do bebé estará mais virada para um lado ou para o outro.  Aproximar a sua cara, ficando a cerca de 15-20 cm da cara do bebé quando falar ou cantar para ele (já que ainda não vê completamente bem mas dará mais atenção à face humana do que a qualquer outra coisa). Deslocar o bebé, mesmo para a outra ponta do berço, de modo a que a luz possa ir estimulando ambos os olhos. Atravessar com uma fita objectos, de um lado ao outro do berço. Sei que adoramos tons suaves e clássicos e pouco berrantes mas os bebés, pelo contrário, gostam e precisam de tons fortes, de objectos brilhantes, de formas irregulares e/ou com desenhos.
Toque com carinho no seu bebé, de forma suave e gentil. Os recém-nascidos são muito sensíveis a movimentos bruscos. Há crianças que se sentem muito mais seguras se estiverem embrulhadas num cobertor, numa mantinha, num pano fofinho. Algumas crianças choram menos quando as mães as encostam ao peito, sentido o bater do seu coração.
O bebé não deve beber o biberão afastado da mãe mas sempre ou quase sempre ao colo de um dos adultos que mais a mimam.
Faça massagens ao seu bebé, de forma terna e carinhosa e com a loção aquecida.



Espero que tenha sido útil.
Agradeço o feedback para saber se devo continuar.




Estamos a concurso. Para a categoria Pais/Filhos e para blogger do ano.

Para perceberem melhor vão até aqui.

Para votar é aqui:

Muito obrigada!


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Coaching parental


Tenho a formação teórica de educadora e coacher parental E hoje entrei como coacher no meu primeiro grupo. Vai durar 14 semanas e só ao fim do segundo grupo é que posso requerer a certificação final.
Gosto de coisas que dão trabalho mas que são sérias. E não há nada mais sério do que este curso tão estruturado e avaliado do princípio ao fim.

Vou-vos dando umas dicas para irem pensando, ok?

A primeira dica é pensarem qual o filho que mais vos preocupa agora e porquê e pensarem no que gostariam de mudar, numa mudança exequível. Se conhecem o vosso filho há 48 meses, por exemplo, e sempre se mostrou uma criança desafiante ou mais birrenta ou mais complicada, agora não é em poucas semanas que vai mudar tudo isso. Por isso concentrem-se nos comportamentos que desejam alterar e pensem se é exequível essa mudança.

Pensem na mudança pela positiva e não pela negativa. Pensem e foquem-se nos comportamentos que querem acentuar ou promover e não naqueles que querem que deixem de acontecer. Definam objectivos pela positiva.

Pensem que as crianças o que querem é sobretudo atenção, muita atenção. E se não a conseguem pela positiva vão consegui-la pela negativa.

Pensem que vão servir de modelo aos vossos filhos, sempre. Por isso não digam a berrar que ele tem de se calar. Por isso não lhe batam se ele vos bater. Por isso não façam uma cena se ele fizer uma cena. Da primeira vez, como no anúncio, pode resultar porque há o factor surpresa a funcionar. Mas olhem que só resulta uma vez.

Tirem 10 minutos por dia para brincar com o vosso filho. 10 minutos chegam. Mas nesses 10 minutos desliguem a televisão, não vão ver se o refogado está a queimar-se e não deitem o olho ao facebook.

Simplesmente brinquem com ele, na brincadeira que ele quiser, e ao seu próprio ritmo.

Maravilhas vão acontecer.

sábado, 28 de julho de 2012

Um beijo





Um beijo por cada mensagem, por cada elogio, por cada comentário, por cada feedback dado, por cada incentivo, por cada riso partilhado, por cada lágrima que me fizeram deitar, por cada abraço que me apeteceu tanto dar.

A minha vida é feita de muitos layers, de muitas camadas, de muitas dimensões e sobreposições. 4? Quatro e muitas, muitas mais. Este cantinho ocupa sem dúvida um lugar muito especial.

Por tudo o que de bom já me aconteceu, por tudo o que aqui contei, por tudo o que de bom e de menos bom me fez crescer e aprender e a saber aceitar e a saber seguir em frente.

Assumo-o sem problemas, sem preconceitos. Gosto do 4D. E gostei antes, muito, muito, muito do Em Estado Puro. Gosto deles e gosto de gostar deles. E gosto de gostar de vocês.

Obrigada.

terça-feira, 10 de julho de 2012

A minha entrevista para a Pais e Filhos

Fui entrevistada sim. E correu bem sim. E adorei sim.

E uma das perguntas da praxe: porque é que quer o blog? Porque é que tem o blog? Porque é que ele é tão importante para si.


Por coisas como esta.

Sofia (A.S.R.), minha jornalista preferida, se por acaso vir  este post, se ainda for a tempo, aproveite esta mensagem.

Por coisas com esta. Sim, por coisas como esta:


Percebo a tua frustração, a tua tristeza, a tua revolta. As nossas vidas estão cheias de bocadinhos assim, para o mau mas também para o bom. Li o teu texto ontem, lembrei- me de tantos bocadinhos assim que me empatam, que me estagnam mas também daqueles que nos fazem melhores. Por isso, hoje, em vez de seguir para o trabalho, segui para o centro de histocompatibilidade do norte para que por um bocadinho assim me tornasse melhor, e para que por um bocadinho assim não deixasse de ajudar alguém. 


Obrigada Ana. Muito, muito obrigada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...