Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dicas de passeios com os miúdos

A ideia é esta - mesmo com o país de pernas para o ar, a nossa vida continua e fecharmo-nos em casa não é solução.

Este post leva-me a imensas reflexões. A que acabei de dizer é uma delas, mas não é a única. Também me leva a reflectir sobre o "vá para fora cá dentro", que não deve acontecer apenas quando financeiramente o país está à beira do colapso. Eu acho que, dada a nossa história, não somos lá muito bons a valorizar o que é nosso. E o que é nosso é tão fantástico.

Dou por mim a pensar que nós, seres humanos, também somos muito maleáveis e flexíveis. Sempre me vi como menina cosmopolita. Sempre tentei que as viagens para fora fossem para grandes cidades, cheias de luz, sons, movimento e cor. Sempre disse que não era muito fanzaça de praia (bom, digamos mais que de areia). Mas tenho descoberto que também aqui a maternidade me mudou e estes últimos passeios campestres, com direito a cesta de pic-nic e tudo, têm-me sabido pela vida.

A questão mais difícil de todas (até mais difícil do que a crise) será esta - tentar conciliar tarefas tão diferentes por ter filhos em idades tão diferentes. Enquanto o mais velho precisa mesmo de estudar, os outros, principalmente os dois mais pequenos, precisam de ar puro, de liberdade, de espaço. Como conciliar isto? E se o ano passado tomei a dura decisão de nos fecharmos durante muito tempo em casa por causa dos testes do A., este ano achei que não podia privar os meus outros filhos (e mesmo o A., claro) de fins-de-semana mais sãos. A eles e a mim porque a minha cabeça precisa deste espairecer, mesmo que um espairecer a 6. E se eu sempre fui muito rigorosa em tempo de estudo, cada vez estou a tentar seguir mais a máxima do meu querido Eduardo Sá, que diz que a infância é para brincar. Então chegámos a um compromisso (ou melhor, cheguei eu com os meus botões e depois auscultei o pai cá de casa para ver o que é que ele achava disto): um dos dias do fim-de-semana, enquanto podermos, vamos sair. O outro dia ficamos em casa para estudar.
Acham que sim? Nunca me habituarei a ter de tomar tantas decisões e parece que cada vez são mais, à medida que eles crescem (as decisões em relação aos mais minis são peanuts em comparação com estas dos mais velhos).

Não sei como são as praias fluviais no verão. Provavelmente cheias, como em quase  todo o lado. Mas estas 4 semanas de praias e cantinhos a descobrir, com espaços praticamente vazios, com águas hiper límpidas, com zonas hiper limpas, todas com ar bucólico, foram de arrasar.

Praia fluvial da Peneda - Góis

Poço Corga - Castanheira de Pera

Agroal - Vila Nova de Ourém, Formigais

Agroal - Vila Nova de Ourém, Formigais

Canaveias - Vila Nova do Ceira

Canaveias - Vila Nova do Ceira








E no próximo fim-de-semana não há saídas porque temos uma festinha de aniversário em família.
Para os seguintes já temos algumas ideias em mente mas mais sugestões são sempre bem vindas.

7 comentários:

Carminho Handmade disse...

Eu acho que agora, mais do que nunca, é preciso sair e buscar alegria nas coisas mais simples. Belo post!

TERRA DE CORES disse...

Adorei o post... :)

Vou começar a apontar para ir visitar esses recantos lindos! Sou mto adepta do "ir para fora cá dentro"...

Vê esta q já conheço e é tb mto gira (Fraga de São Simão):
http://www.praiasfluviais.com/praias2.asp?id_canal=7

E esta:
http://www.praiasfluviais.com/praias2.asp?id_canal=12

Estas conheço de passeio, não fiz praia nem tomámos banho, mas são lindas!

Bjinhos

Bi disse...

Que fotos apetitosas... então esta última... Linda!! :))
Beijinho grande! :*

Adoro-te Mamy... disse...

Sabes Sofia depois que a F. iniciou a pré sinto ter perdido tempo útil para disfrutar dela a 100%, o tempo passa e fico triste quando não consigo ficar o tempo que adorava estar, a brincadeiras que queria fazer, assim os fins de semana são a nossa desforra, planear este tipo de saidas, de passeios, e visitas é delicioso!
Um beijinho!

Carla Brito disse...

4 filhos!!
Quem me dera!
Muito bem! :)

sophia disse...

Sugiro uma ida à Lousã (praias fluviais e parque biológico); Ílhavo: Costa Nova (zona junto à ria) e jardim Oudinot; ... e para já é o que me lembro

sophia disse...

E entretanto lembrei-me de outras sugestões (para agora ou para quando forem maiorzitos): Piodão!, Buçaco, Museu do Caramulo (muito apreciado por rapazes... e não só),

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...