Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Em pose ou dicas para fotos

Incrível como saber estar numa fotografia, saber qual o nosso melhor ângulo, saber usar  a roupa certa e saber o que fazer com os braços e já agora com o resto do corpo pode fazer milagres. 

Vejam as fotos. Maravilhem-se como é que podemos parecer logo mais magras. Eu penso até que a maquilhagem é a mesma, para essa ser uma variável controlada. Acho é que a luz que a máquina apanha e que se reflecte na cara é bemmmm diferente nas duas fotos. Por isso a expressão "procurar a luz" ou ver a luz. E não, não se estão a referi ao estádio do Benfica.

Mas claro que a maquilhagem faz milagres. Vejam também essa foto. Eu sou toda a favor de ângulos,  de poses certas, da maquilhagem certa e até de um pouco de photoshop que possa tornar a foto mais brilhante, mais vibrante, mais interessante. Somos nós mas com um ligeiro upgrade. Acho muito bem. 

Já agora aqui vos deixo umas dicas para sessões fotográficas, sejam elas mais profissionais ou mais caseirinhas.

1 - Temos que nos sentir ou tentar sentir à vontade. Se tivermos medo da câmara, se estivermos com vergonha, se não estivermos a conseguir relaxar, ou não tiramos a foto ou é melhor aprender também umas técnicas de relaxamento, que ficarão para um outro post. Agora a sério, a ideia é tentarmos divertirmo-nos com aquele momento sem estar a pensar muito nele. Tal como Minuchin dizia em relação à aprendizagem de um modelo teórico na terapia familiar, nós aprendemos o modelo e depois devemos esquecê-lo para sermos genuínos e autênticos. Claro que quando o esquecemos não o esquecemos verdadeiramente porque ele já faz parte de nós. Aqui é mais ou menos a mesma coisa. Aprender as dicas sim, pensar nelas antes sim e no momento esquecer isto tudo e desfrutar ao máximo.

2 - Cuidado com o que se vai vestir. Cuidado com os padrões mais complicados, mais tcharan que podem criar efeitos estranhos na foto e cuidado com as riscas horizontais que nos vão fazer parecer muito mais largas. Usar apenas um tom, da cabeça aos pés, também não é a melhor opção porque nos vai fazer parecer um bocadinho sem graça, quase quase a confundirmo-nos com a mobília. Cores neutras, ou cores que se adeqúem melhor a nós e ao nosso tipo de pele, dois ou três tons e poucos padrões, é a melhor solução. Se não tivermos a certeza de que cores se adequam melhor então vamos por tentativa e erro e vamos experimentando em casa, para vermos como fica e para avaliarmos os resultados.
Alguns especialistas dizem para usar branco, juntamente com a ganga. E preto e encarnado. Mas também dizem que se for um não especialista a fazê-lo, um que trabalhe apenas em modo auto, então o branco e o preto são cores que causam muito contraste e são cores a evitar, assim como o encarnado.

3- Postura: inclinar ligeiramente o corpo para a câmara -  os ombros ou a cabeça, para dar formas mais curvas à foto. Parece que também melhora a definição do rosto e ajuda a minimizar as rugas e a pele flácida, para além de que dá um ar mais solto. Demasiado firmes e hirtos dá um ar pouco descontraído e natural. Dobrar ligeiramente um braço ou andar como se a foto já tivesse sido tirada pode dar um ar mais fluido e casual. Rodar ligeiramente os ombros para que não fiquem a angular com a câmara. Para além disso colocar uma perna ligeiramente mais à frente e passar mais o peso do corpo para a perna de trás é uma excelente dica. Para além de tudo o resto ajuda a relaxar. Se virarmos um pouco a cabeça para o lado e olharmos em frente, vai realmente parecer que estamos a olhar para quem estiver a olhar para nós, não importa o ângulo de visão.

4 - Uma boa postura não serve só para as fotos, é claro. Uma boa postura muda muita coisa, incluindo a auto-confiança e auto-estima.Uma boa postura pode mudar e melhorar drasticamente a nossa aparência das fotos. Relaxe os ombros e respire de forma descontraída, com os lábios ligeiramente abertos. Ao inspirar faça-o naturalmente e ao expirar deite cá para fora um sorriso. Não sustenha a respiração plamordedeus. Se o fizermos vamos parecer estar simplesmente a sufocar. E se a nossa cara estiver muito tensa, podemos experimentar a postura peixe-balão, que é encher as bochechas de ar e depois deitar fora. Deixa-nos logo mais descontraídos. Mas atente, relaxado demais também não. Não queira parecer que está nem ali ou quase a dormir. A partir de agora vai reparar que o truque é sempre o mesmo: praticar.

5 - Realçar os pontos fortes cabe-nos também a nós e ao nosso fotógrafo quando estiver a editar. Por exemplo, a maquilhagem de tons mais carregados ainda vai parecer mais intensa nas fotos. Também devemos tentar evitar ao máximo o maldito brilho, principalmente na testa e na ponta do nariz. Devemos também usar maquilhagem, principalmente quem tiver a pele mais rosada porque essa vermelhidão vai-se notar mais ainda. Também podemos usar gotas para limpar um pouco os olhos, torná-los mais límpidos, embora já haja programas que fazem isso por nós.Olhar para uma fonte de luz (que não seja o sol) por alguns segundos reduz o tamanho da pupila e reduz as hipóteses de olhos vermelhos. Mas se dominarmos um pouco mais a máquina então podemos tirar com flash e nesse caso já não nos devemos preocupar, até porque as pupilas maiores são muitas vezes consideradas mais atraentes (o flash deve ser evitado a menos que seja alguém que domina mesmo a técnica).

6 - Se for uma fotografia caseira não se esqueça que deve disparar ou pedir que disparem a partir de um ângulo superior. Disparar de baixo faz a pessoa mais fantástica parecer estranha e mais larga, não se esqueçam disso. De cima faz parecer mais magro, elimina o queixo-duplo e pode até realçar o olhar.
Já que estamos a falar de duplo-queixo, cá vai: este é o drama de muitas de nós em fotos. Talvez num instinto defensivo frente à câmara puxamos o queixo para baixo, em direcção ao peito, o que naturalmente faz aparecer o tão temido e horroroso queixo-duplo. Não nos podemos esquecer de pôr o queixo um bocadinho mais para cima e alongar o pescoço ao mesmo tempo. Outra solução para o duplo-queixo é colocar uma mão no queixo, como se fossemos descansar a cabeça na mão (manter o lado do polegar fora da visão da câmara, se possível). Note, como se fossemos descansar. Não é para descansar mesmo o peso na mão. Ficaremos numa postura muito pouco lisonjeira. E já que estamos numa de falar de descanso, devemos descansar ligeiramente a língua contra o céu da boca.

7 - Tem paciência para treinar ao espelho? Então óptimo (não vale ter dito que não). Olhe para os lábios. Experimente entreabrir ligeiramente a boca. Não cerre os dentes.Certifique-se que só os molares superiores e inferiores se tocam. Se sorrir com a boca aberta não deixe que o lábio superior exponha demasiado a gengiva ou deixe que o seu lábio inferior ultrapasse muito a zona inferior dos dentes de cima. Um arreganha a tacha é capaz de não ser lá muito fotogénico mas um sorriso bonito e ligeiro faz milagres.Então a dica é: treine, treine, treine. Experimente ao espelho e tire fotos só para ver o resultado. Todos temos os nossos melhores ângulos e consigo não há excepções. Tem é de saber procurá-los. E quando os achar, use e abuse, tanto quanto possível. Já agora, devemos olhar um pouco acima da câmara e não directamente para ela , para que os olhos não fiquem sempre fechados. Se o fotógrafo estiver ligeiramente abaixo  devemos olhar em frente e não para baixo. Parece que este era o grande truque da Jacqueline Knennedy Onassis. 

8 - Se estiver a fotografar, o marido, os filhos, os tios  quem quer que seja, vá falando e vá dando indicações. Dê a ideia que está a dominar a coisa porque isso deixa as outras pessoas mais confiantes e mais relaxadas. Longos silêncios matam uma boa fotografia. Portanto, dê dicas, dê indicações, encoraje  incentive mas não seja um ditador!. Se acha que aquela foto saiu bem então diga isso mesmo  Do outro lado vão ficar mais confiantes e isso será visível nas próximas fotos.

9 - Se estiver a fotografar tenha atenção às orelhas das pessoas. Se fotografar muito de frente pode fazer sobressair as orelhas de algumas pessoas da foto. E isso não é bom, principalmente para quem tiver o cabelo atrás das mesmas. Também tenha atenção para não cortar membros quando estiver a disparar a câmara.  Mesmo que tenha de cortar o corpo de alguém certifique-se que as linhas de corte não caiam sobre as articulações (pulsos, joelhos, ombros, etc). Quando isto acontece parece que o corpo não tem continuidade para lá dos limites da foto. Se fizermos fora das articulações parecerá que o resto que não aparece continua para além do que se vê. E já agora, pense no que vai fazer com as mãos. Tocar na face, passar as mãos pelo cabelo, colocar as mãos sobre um objecto próximo, agarrar as costas dos filhos. Qualquer coisa serve. Quase qualquer coisa.

10 - Tenha bons feelings e pensamentos felizes. Isto ajudará a descontrair e a não ter um sorriso forçado. E de certeza que já ouviu algures esta expressão - sorria com os olhos. Este é de facto o maior dos truques. Imagine que a câmara é alguém que ama. Um marido, um antigo amor, um amigo que há muito não vê, o seu petit prince de quase 3 anos. Assim conseguirá olhar de forma mais amorosa. Acreditem que resulta.

11 - Editar ou melhorar fotos. Se já experimentou tudo, se já fez de tudo e mesmo assim não consegue ficar bem nas fotos, não desespere. Há programas que podem ajudar. Alterar os efeitos de iluminação ou os efeitos de filtro, por exemplo, pode melhorar drasticamente os efeitos da sua pele.O photoshop existe para alguma coisa e pode ser o seu novo melhor amigo. 














5 comentários:

mjoaob disse...

Muito bom. Adorei!

Sofia e Beatriz disse...

Bem, impressionante! Que diferenças!
;)
Bjos

Paula disse...

Que diferença!
vidademulheraos40.blogspot.com.

alva quase transparente disse...

Preciso treinar muito! Vou imprimir e colar no espelho da casa de banho para decorar :)
alvaquasetransparente.blogspot.com

cantinho disse...

Boas dicas.
Não tenho paciência para treinar
porque fico mal nas fotografias.
Só mesmo aquelas que me tiram...espontâneas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...