Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 11 de março de 2013

4D & Friends – Mãos de tesoura


Chama-se Ana, tem 44 anos e é mãe da Inês e da Madalena.
Nasceu em Coimbra e depois de passar por Pombal, pelo Fundão, por Lisboa e pelo Funchal, foi viver para as Caldas da Rainha onde deu corpo a um projecto de sempre.

Aprendeu a costurar e a coser e a tricotar com apenas 10 anos. A sua vontade de saber mais, a sua curiosidade permanente levou a que muitos dos serões em família fossem passados a ouvir e absorver avidamente os conhecimentos e ensinamentos da mãe. Noites preenchidas com saber e sabor a cumplicidade e partilhas.
E depressa aprendeu e depressa alcançou a perfeição, perfeição essa que se vê em cada peça que faz, em cada coisa que planeia, em cada trabalho que executa. Eu conheço-os e é tudo perfeito. T-U-D-O.

Brincou com bonecas até tarde porque era com as bonecas que experimentava e testava o seu talento. Costurava-lhes as roupas e tricotava-lhes camisolinhas e ia ficando cada vez mais fascinada com este mundo encantando das linhas, agulhas e sonhos.
E depois dos bonecos veio a roupa para si e depois a roupa para os amigos e os amigos dos amigos e a roupa para bebés a pedido das amigas da mãe, que rapidamente se tornaram um sucesso.

Andou nas Belas Artes, só podia, tal como a filha de 19 anos que frequenta o curso de História da Arte. Pode-se mesmo dizer que a arte lhes corre nas veias.

Foi freelancer em ateliers de design e gestora na área do design gráfico e formadora também, mas o corte e cose nunca desapareceu enquanto paixão.

Um divórcio complicado e doloroso fê-la ter vontade de mudar de vida, de dar um salto para a frente, de olhar o futuro de frente. E em 2003 nasce o projecto Mãos de Tesoura, inspirado, claro, no maravilhoso filme de Tim Burton – quem não se apaixonou por este filme é um ovo podre!

A “imagem de marca” Mãos de Tesoura será seguramente os produtos estampados com a colecção de meninos e meninas desenhados pela Ana e que todos os anos se veste com roupas novas para Verão e Inverno. E esses meninos habitam tshirts, camisolas, sacos de ballet e ginástica, fraldas e pins e bolsas e não sei quantas coisas mais. As possibilidades são infinitas.





Mas não são só os bonecos que são a imagem de marca da Ana. São os bonecos, as rocas, os coelhos, os ursinhos, os bambis, as caminhas de bonecas – coisa mais maravilhosa não há - as bolas, as sacolas… O modo como faz tudo, a tal perfeição de que vos falava ali em cima, a forma como combina tecidos e cores, tornaram-na uma referência tão grande que ela é procurada por várias marcas importantes para vender nos seus espaços estas peças tão perfeitas – eu sou super fã, já se notou?

A Ana é uma mulher de crenças, de amores, de motivações. Vive a mil o processo criativo – pensar as peças, criar moldes, combinar tecidos que aparentemente não combinam, stressar aquando da execução, o falhar, o começar de novo, o chegar ao fim e o adorar o resultado final. E parte integrante deste processo, a sua força impulsionadora é a paixão que sente por tudo isto e também pelas suas filhas, eternas fontes de inspiração. Paixão que dura e perdura e não se desvanece.







E a Ana diz:

O convite para participar no 4D veio na melhor altura possível. Um inicio de ano muito complicado que, de repente, se transforma quando recebo uma mensagem, um convite. Fiquei eufórica, tenho de confessar. Primeiro porque nos momentos mais críticos abraçar um projecto novo é sempre absolutamente terapêutico. Depois, porque a amizade que se foi instalando devagarinho veio para ficar.
Não sinto este projecto como mais uma parceria entre uma blogger e uma marca gira. Não é apenas um evento, é uma ideia – que começa com a Sofia, e que se entrelaça com a criatividade e as mãos de várias marcas. Termina (ou começa?) com uma peça 4D & Friends. Para mim uma realidade, uma só alma.
Poder dedicar-me ao projecto da Sofia, de quem sou fã, foi como se costuma dizer “ouro sobre azul”. E sinto uma gratidão imensa por fazer parte dele...Se bem que na nossa peça, não há lugar para dourados, porque o dourado não combina com as 5 horas da tarde e é a essa hora que a parceria 4D & mãos de tesoura vai sempre fazer mais sentido...







Mãos de tesoura no facebook, aqui

2 comentários:

Chuva disse...

Fantástico! Finalmente vou conhecer a Ana, que a roca dela é um sucesso cá em casa e os olhos colam no ecrã do computador quando vejo as suas peças.
Excelente início!
Promete :0)

alva quase transparente disse...

Adorei conhecer a Ana e os seus trabalhos. Muito talento

alvaquasetransparente.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...