Olhar e sorrir
Sim, continuamos a falar de bebés pequeninos, de pequeninos novelinhos dependentes de nós. O mais incrível é pensar que o que fizermos agora, terá repercussões neles toda a vida.
Sabia?
Coloque-se de maneira a ser vista pelo seu bebé. Chame-o pelo nome. Sorria-lhe e fale-lhe, mantendo sempre o contacto visual. Se o bebé não se virar, segure-lhe gentilmente o queixo e faça-o virar a cara para si. Segure-lhe a cabecinha entre as suas mãos para que ele possa ver bem a sua cara e os seus lábios, enquanto continua a falar com ele.
Exagere a sua actividade e verbalização, para que continue a olhar para si.
Segure objectos coloridos para que o bebé comece a fixar o olhar.
Chame-o pelo nome repetidas vezes, alternando o timbre e o padrão de entoação.
Aproxime a sua cabeça da cara do bebé e afaste-se rapidamente da sua linha de visão. Aproxime-se e diga "olá" ou "cu-cu". Repita mais vezes até o bebé olhar. Quando olhar, olhe também, mantenha-se à sua frente e fale-lhe calmamente.
Concentre toda a sua atenção no bebé enquanto lhe dá de comer. Não olhe para a televisão, nem para o computador, nem mande mensagens ou fale ao telemóvel. Quando o bebé olhar para si reforce esse contacto. Falar calmamente enquanto trata dele ajuda a estabelecer um bom contacto, uma boa vinculação.
Sorria quando fala com o seu bebé, pegue-lhe e coloque-o a cerca de 30 cm da sua cara. Vire a cabeça para um lado e para o outro e veja se o bebé imita o seu gesto. Dê-lhe tempo para imitar. Se não o fizer vire-lhe cuidadosamente a cabeça de um lado para o outro até que imite sozinho. Quando imitar pare e sorria. Veja se ele lhe sorri também. Não faça cócegas nem fale para que ele sorria porque, nesta situação, o que se pretende é que ele imite o sorriso.
Quando conseguir que o bebé sorria, deixe de sorrir. E depois sorria de novo. Repita poucas vezes.
Concluindo: sorria, sorria muito. Sorria sempre que estiver a tratar do seu bebé, depois de lhe dar de comer ou depois da sesta.
Agora vamos estimular o bebé para que ria, para que dobre o riso, como se costuma dizer. Pouse gentilmente a sua cabeça sobre a barriga do bebé. Se fizer isto várias vezes poderá conseguir faz~e-lo rir.
balbucie (baba ba ba ba) elevando progressivamente a voz. Faça estalidos com os dedos nas suas bochechas, tendo a boca cheia de ar.
Faça-lhe cócegas, soprando para o pescoço ou para a bochecha do bebé. Faça-lhe cócegas meiguinhas, em diferentes partes do corpo.
Esforce-se por responder ao riso do seu bebé, sorrindo, tocando-lhe e rindo também.
1 comentário:
Sorrir para um bebé é fácil... é bom... :)
Enviar um comentário