Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Primeira roupinha ou o debute mais especial das suas vidas



Pediram-me que escrevesse sobre a primeira roupinha dos bebés e perguntaram-me se eu achava que tinham de ser babygrows ou se as enfermeiras aceitariam fofos e collants.




E eu fui fazer uma viagem no tempo, recorrendo a fotos digitalizadas, que nos primeiros filhos não havia cá modernices.

Não havia modernices, não havia internet, não havia blogs e acesso a uma série de possibilidades.

O primeiro vestiu babygrow porque era o que eu achava que os bebés vestiam quando eram seres minúsculos.




Entre o primeiro e o segundo passaram-se 3 anos. Continuava sem internet - só por volta dessa altura é que começámos a pensar em ter internet em casa - sim, fiz o mestrado sem recurso a net e achámos que para o doutoramento teria mesmo de ser diferente. Quem diria que um ano depois estava a escrever no meu primeiro blog?!




O meu gosto mudou, de facto. E o Manel vestiu um conjuntinho de malha, lindo, muito ao estilo do que é agora a marca Bebézé.




Passaram-se mais 6 anos. Entrei no mundo virtual, fiz o doutoramento e também muitas pesquisas baby friendly. E em Setembro de 2009 conheci a marca Dot e apaixonei-me. E foi precisamente com um fofo desta marca que o Vicente se estreou no mundo, em Março de 2010.




E 17 meses e picos depois veio a pequena Conchinha. Os dois primeiros cueiros foram da loja Borboleta, comprados pessoalmente à querida Mariana.







Uma das coisas que comentei com a minha seguidora, é que não tenho nada contra os babygrows, até porque há babygrows de sonho. Tenho muito mais contra as roupinhas que lhes ficam enormes, cheias de voltinhas e dobrinhas, porque eles vão crescer rapidinho. Eu sei que estamos em tempos de crise mas debute é debute e os nossos filhos estão a debutar com roupinhas que os fazem parecer uns palhacinhos? Do meu ponto de vista a primeira roupinha tem mesmo de ser especial.

Atenção principalmente a quem tem filhos de baixo peso, como eu tive. Na Ratinho Feliz, por exemplo, os prematuros, os gémeos e os recém-nascidos de baixo peso continuam a ter um lugar privilegiado com confecção à medida.






Afonso, Janeiro 2001
(estava muito inchada. levei epidural e depois fiz alergia e tive de levar antídoto. um filme!)
babygrow Jacadi



Manel, Maio 2004
Ovo Estrelado


Vicente, Março 2010
DOT


Concha, Agosto 2011
Borboleta
casaco Laranjinha

Concha,  Agosto 2011
Borboleta




Sugestões:



Laranjinha, na Maria Pipoca
muito semelhante à terceira roupinha da Concha (também desta marca). Linda.



Porque há babygrows L-I-N-D-O-S
Maria Pipoca


Winkie


Ideias pinta



B Cottony

B Cottony
Coobie
Letras Bordadas

Mariazinha




Avó Tátá
dom roupinho
Lanidor


Maria Bebé





E as sugestões das minhas leitoras (via fb):

muitos interiores. são as peças que precisam mais vezes de ser trocadas. interiores a apertar à frente. Se não forem de enfiar pela cabeça facilita muito.
meias sem elásticos
peças confortáveis e de algodão.
percebi que algumas mães não gostam de cueiros. Eu usei na C. e gostei muito. optei pelos mais simples, de algodão, para começar.



E já agora, porque as mães têm também de se sentir bonitas, aqui vos deixo estas duas sugestões de camisas para a maternidade

 da Bebés à Antiga




Bebés à Antiga



E para o bebé sair da Maternidade em estilo, a forra para ovo, da Pasito a Pasito, na Mariadelina



Mariadelina

6 comentários:

Mary QA disse...

Os meus filhos vestiram no 1o dia roupas feitas pelas avós, e bodies comprados por mim: o mais velho um casaco feito pela minha mãe e calcas feitas pela sogra (estava tudo a nadar), a mais nova casaco da mãe e cueiro da sogra (a estalar - era de botões, melhor optar pelas fitas para se poder apertar por medida).
Adorei os cueiros, e se tiver mais filhos será o que vestem nos primeiros dias.
Nota: os teus filhos - excepto o Manel - nascem com a cara que ficam depois. Podia reconhece-los um a um pela cara. Que cómico! Se te mostrar uma foto da minha filha recem-nascida e agora nunca dirias que são a mesma.

4D disse...

Mary, adorei o comentário. Obrigada!! Eu e o marido comentámos isso ainda hoje:)

Lilian disse...

Também vesti cueiros aos meus filhos quando nasceram e um vestido maravilhoso que foi meu à minha filha.
Quando nasceu o André a enfermeira andou às voltas com o saquinho da primeira roupa à procura de um babygrow... E eu só me ria e dizia que nao tinha e ela nao acreditava!
Quando nasceu o David a enfermeira viu-se à nora para lhe vestir o cueiro, que tinha umas fitas de apertar à frente. Só bufava e reclamava que babygrow é que devia ser. Só se calou quando eu lhe atirei se era preciso r lá eu vestir o bebé.
Quando nasceu a Rita as enfermeiras estavam fascinadas com o vestido e foram chamar outras para ver... Chamavam-lhe bebe princesa.

Diana Mora Moraes disse...

E não parecem nada baixo peso... todos bochechas boas! :)
Só juntava mais uma dica, que me deram e acho realmente super importante, que é adequar o vestuário à altura do ano... porque é verdade que os bebes "nascem com frio", mas se estivermos em julho ou agosto... não vale a pena investir muito em coisas amorasas de lã.. :) beijo
Diana

Sonia disse...

adorei este post assim como todos os outros apesar de nem sempre comentar.
Adorei porque essencialmente -fez-me reviver as minhas 3 gravidezes, o primeiro dia dos meus 3 filhos ...e as vezes em que peguei naquela roupinha minúscula escolhida com tanto amor-qualquer um deles no primeiro dia , assim como nos restantes usou roupa prática -sempre de 2 peças -assim de cada vez que era preciso mudar a fralda por exemplo não era preciso tirar tudoooo, roupinha confortável acima de tudo ....que saudades!!!

Anónimo disse...

Eu vesti cueiros a Francisca era maternidade as enfermeiras chamavam-lhe "a menina dos vestidos".achei tão querido que até escrevi no livrinho de bebé!
Mas sou franca, quando descobri os fofos nunca mais quis outra coisa. Acho um amor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...