Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Gestão de tempo, definição de prioridades e be creative!




Ando completamente estoirada. 60 horas de formação para certificação em dois fins-de-semana seguidos deram cabo de mim. A bem dizer as minhas férias – se férias forem sinal de descanso – foram em Julho, quando os miúdos estavam com os avós e só tinha, à vez, um comigo, no máximo dois.

Depois fomos então de férias, a 6, com tudo o que isso implica, com tudo o que conseguirem imaginar. 

Setembro foi tempo de regressar, com todas as exigências inerentes a esta altura do ano: comprar roupa para eles, comprar material escolar, comparecer nas reuniões de pais, levar os mais novos para a escola nova, entrando o mais tarde que conseguisse e indo buscá-los o mais cedo que pudesse. 

Era tempo de fazer e corrigir exames de época especial, preparar novas disciplinas, ir a reuniões, supervisionar estágios e dar mais um passo na certificação de life coaching. E ainda tempo de continuar as consultas de terapia familiar e de casal e preparar formações e escrever posts e preparar passatempos e fazer pesquisas para o blog… Ficaram cansados só de ler? Imaginem eu.



Estou sempre a dizer a mim própria que vou parar, que vou definir prioridades, que há coisas que vou deixar para trás, mas é complicado, principalmente porque aquilo que mais facilmente poderia deixar para trás, é aquilo que até me dá mais gozo fazer.



Enfim, no meio de tudo isto estou entusiasmadíssima com a remodelação / decoração do quarto da Concha.

Já colocámos todos os quadros e quadrinhos na parede – não foi fácil. Estava com medo, confesso. Que ficasse de menos, que ficasse demais, que ficasse com ar mais kitsch do que clean… não sou pró nisto e estava apenas a servir-me do meu gosto e da minha sensibilidade. 

E felizmente estou a adorar. Faltava-me apenas um tapete novo e transformar os cortinados e pintar o candeeiro. Não, não estou armada em Querido Mudei a Casa, mas achei que aqueles cortinados e aquele candeeiro tinham definitivamente de ficar. Só teríamos de fazer uma pequena alteração – a barra do cortinado passaria de azul para rosa pálido e o candeeiro, de azul clarinho a branco. 



E neste momento só falta mesmo isso, porque o tapete já o trouxe comigo na sexta feira, da loja Quadrinhos da Mó. O mesmo tapete tem duas medidas e cores lindas, desde as mais pálidas às mais vibrantes. O rosa chiclete é fantástico! Vejam a página e visitem a loja, vale tanto a pena. Curiosamente já é a segunda ou a terceira vez que me surpreendo pela positiva quando conheço as lojas ao vivo. Não que as páginas não estejam bonitas, mas ao vivo brilha tudo de uma forma tão mais intensa.



Antes da formação fui fazer uma experiência que parece-me, deu certo e por isso vou falar dela aqui.



Eu sou mega fã de alisamentos. Fiz o primeiro há 2 anos e o segundo um ano depois. Estava na hora de fazer o terceiro, mas confesso, não me estava a apetecer dar novamente 150 euros – os que fiz ficaram excelentes e foi esse o preço que paguei. E realmente o preço era também uma das razões porque andava a pensar se voltava a fazer um terceiro agora.



Recebo imensa publicidade, imensos mails para aderir a isto e aquilo e para comprar isto ou aquilo. Quase 99% das vezes nem abro para ver. Em Junho abri um mail do Clube Fashion porque a palavra saltava à vista “Alisamento”, por 19,90.

Obviamente que achei que era impossível que fosse verdade ou, pelo menos, que fosse alguma coisa do género do que eu tinha feito. Mas pensei “nem que seja apenas uma espécie de brushing, perco muito pouco se experimentar”.



Naquela altura não me dava jeito nenhum marcar, mas sabia que até Novembro ia arranjar tempo para usufruir do voucher. E assim foi. Marquei facilmente, sem conhecer o sítio, sem conhecer ninguém que tivesse lá ido experimentar. À aventura mesmo.



Quando lá cheguei a ficha caiu-me - uohhh, este cabeleireiro é um bocadinho simples demais, não é? É que os olhos também comem. 

Não que tivesse desarrumado, ou sujo, mas era demasiado simples, demasiado à cabeleireiro de bairro, sem estilo, sem carisma. Claro que fiz um mega juízo de valor e rematei com a convicção absoluta - estou feita. Valerá a pena sequer experimentar?

Mas continuei, eu e o meu voucher, sem medo, prontos para tudo.



A dona foi simpática, mas começou logo com uma conversa que me deixou ainda mais desconfiada – sim, sou desconfiada por natureza. Que este tratamento era mesmo muito fraquinho, que o cabelo ia ficar mesmo com aspecto sujo e que eu não podia lavar até domingo – e a minha formação? – e que havia outro mais forte, que era impecável, que podia chegar a casa e lavar e que durava muito mais tempo. Não era alisamento japonês, mas era indiano. O único problema é que o preço era diferente. Ok, pára tudo outra vez. 



Fiz cara feia, mas perguntei quanto é que tinha de pagar a mais. “São mais 20 euros” disse-me a dona. Confesso que suspirei de alívio e fiz contas à vida – os outros 20 já tinham sido pagos há imenso tempo e mais 20 não era nada exagerado. Se fosse banha da cobra, também não ia morrer por causa disso. Sabia é que tinha o poder de decidir que não, se assim o entendesse. E também que não queria arriscar ficar com o cabelo todo blhéc, isso é que não.



Vamos lá resumir isto. Fui muito, muito bem tratada. Ri-me imenso à conversa com a dona e o cabelo ficou impecável. Claro que como boa desconfiada que sou, mesmo assim pensei “Quando lavar o cabelo fica tudo igual”. Mas não ficou. Ficou lindo e brilhante e sedoso.

Claro que não sei quanto tempo é que vai durar. Isso só o tempo o dirá. Mas fiquei muito contente por ter arriscado, fiquei contente por me ter saído bem e por, no final de contas, fazer por 40 o mesmo que tinha feito duas vezes por 150.



Noto que o sistema low cost, finalmente e felizmente, está a entrar realmente no nosso vocabulário. Há imensos grupos no facebook de compra e venda, inclusivamente de roupa de criança muito engraçado e a funcionar muito bem. As vendinhas de roupa em 2ª mão organizadas pela Ana Lemos também são um sucesso. E as lojas Kid-to-Kid funcionam muito bem, pelo que sei.

Tem mesmo de partir de nós mudarmos o paradigma de que só o que é caro é bom. Basicamente o lema é: Deixa-te surpreender e adapta-te à crise. Be Creative!







Estive então a terminar a minha certificação em life coaching. Foi um fim de semana extremamente intenso, mas muito gratificante. Ontem fizemos exame e eu recuei completamente no tempo. Para além de recuar no tempo senti uma empatia imensa pelos meus alunos – há séculos que não estava do outro lado. Voltei a sentir o nervoso miudinho e o medo de falhar. Se isso foi mau? Não, na realidade acho que foi bom. Conectou-me com uma série de memórias e de experiências, fez-me mais uma vez pôr-me à prova, redefinir limites e pensar no que quero mesmo fazer. Tão bom que me apetece muito começar a escrever novamente sobre temas da psicologia e do coaching aqui no blog. Tenha eu tempo para tudo :)



E prometo ainda que vou tentar ver hoje quem é que ganhou o fantástico prémio do fantástico passatempo Capitão Iglo, em parceria com aquele blog fantástico, o 4D. Conhecem? :)

Imagino que está tudo em pulgas!









1 comentário:

Márcia disse...

Olá, será que podia partilhar qual o cabeleireiro onde fez esse alisamento, de que diz maravilhas, por 40 euros? É cá em Coimbra? Se me puder responder o meu mail é marciasimoes7@gmail.com Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...