Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Nós, a Iglo, um hotel de charme e comidinha saudável



No sábado, a meio da manhã, encontrei-me com outras bloggers, num espectacular hotel de Lisboa, a convite da Iglo




Uma manhã de sábado que meteu quiz, muitos risos, algumas descobertas e algumas confirmações. Uma manhã de sábado que se estendeu pela tarde, sempre em muito boa companhia.




Começo por dizer que estou apaixonada pelo Vintage Lisboa Hotel, não fosse eu uma fã assumidíssima do vintage. Era menina para lá viver por uns tempos.


Em relação à Iglo não há muito a dizer. Desde o passatempo que fizemos em conjunto que somos quase família!! :) São de facto espectaculares. Um beijinho especial à Nádia.

Estivemos a ouvir com todo o gosto a Presidente da Associação Portuguesa de Dietistas (APD), a Dra. Zélia Santos e a Dra Mónica, Pitta Grós, dietista no Hospital D. Estefânia.




Deixo-vos para já alguma questões que nos deixaram a pensar...

Quantas vezes almoçam em casa?

Acham que os fritos fazem mal à saúde?

Sabem quais são os nutrientes que existem nos vários vegetais?

Preferem produtos congelados ou frescos?







E deixo-vos alguns pontos que achei realmente importantes:






- Os dois, três primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais em termos de regras e educação alimentar.




- As leguminosas só devem ser introduzidas a partir de 1 ano de idade, porque o sistema gastro-intestinal não está preparado para as processar.




- Os fritos não são o bicho papão, se forem comidos uma vez por semana - croquetes, batatas fritas, bife frito. Não pode ser é bife frito com batatas fritas e gelado frito do chinês! tem de se escolher 1 frito por semana. Ok?







- Se for na nossa casa, podemos usar o mesmo óleo, 4 a 5 vezes.




- Os alimentos congelados mantêm mais as propriedades. Quando estes alimentos/produtos são congelados, são congelados com todo o rigor, na hora certa, à temperatura correcta, para manterem todas as suas propriedades. Quando compramos fresco, temos de pensar que desde o momento em que são colhidos, estão a perder essas tais propriedades. E nós não conseguimos,  a maior parte das vezes, garantir se foram apanhados agora, se foram hoje sequer ou há uns dias atrás.




- Temos a ideia que o cálcio só quase existe no leite e sentimos imensa necessidade de encher os miúdos de leite. Mas as folhas muito verdes são também bastante ricas em cálcio.




- A fibra é o único nutriente que o nosso organismo não absorve e por isso, de forma simples, liga-se a uma série de outros nutrientes e leva-os com ela. Por isso, comer fibras sim, mas com cuidado. Tem mesmo de ser nas doses certas.




- Colocar os legumes na água só depois de a água já estar a ferver. E o azeite deve ser colocado mesmo no final. De preferência já com o fogão desligado. Deve usar-se cerca de 1 colher de sopa de azeite para 1,5 litro de sopa.




- Devem tentar cortar-se os vegetais com a mão. As facas de inox não são aconselhadas. O Inox corta as propriedades dos legumes.




Eu coloquei a questão da sopa, que levantou sempre celeuma cá em casa, porque praticamente para toda a gente a resposta era directa - deixava-se a arrefecer cá fora, o que foi desconfirmado agora- sim, é péssimo sim senhora. 
Mas por mim ia directamente para o frigorífico - que pelos vistos também não é a melhor política. 
Já já vamos descobrir como é que se deve fazer.

- A sopa deve ser imediatamente arrefecida depois de confeccionada. Colocar o recipiente em contacto com água muito fria, se necessário até com gelo. E depois passar logo para o frigorífico.







As crianças franzem um bocadinho a cara aos vegetais Não morre ninguém se eles aparecerem um bocadinho disfarçados - por exemplo, aprendemos com o Chefe João Garcia a fazer esparregado disfarçado no arroz.

Cá em casa come-se muito nas sopas. Tento fazer arroz com ervilhas ou tomate, por exemplo. O mais difícil para eles é a salada.





As dicas são:




Ir para a cozinha e experimentar novas receitas, de preferência levar os filhos para cozinhar, para ajudar. Tornar tudo mais divertido.

Decorar os pratos, torná-los mais chamativos e atractivos.

Levá-los às compras ou de preferência a hortas biológicas.

E sobretudo não se deve desistir à primeira, embora também se deva perceber que forçar e insistir e obrigar não funciona. E muito menos no mesmo dia em que a criança fez a birra porque não queria aquilo para o jantar. Sim, eu sei que muitas vezes achamos que não podemos dar parte de fracos e desistir não é opção. Parece que andamos sempre na luta "ou ganham eles ou ganhamos nós". Mas insistir obstinadamente é causar mais trauma e frustração do que outra coisa qualquer.




Depois fomos para a cozinha do chefe preparar o nosso almoço. E aqui é que foi uma diversão pegada.
Fiquei a preparar a sobremesa com bloggers super animadas. Adorei. Sim, fiquei no grupo da Miss Pipoca. Queria odiá-la por não me ter respondido sim na entrevista, mas não dá. Não dá mesmo. É muito divertida e dei por mim a achar-lhe a maior das graças.

Também gostei imenso de conhecer a Rita do blog Bem Bons e a Susana do No Soup for You. As minhas companheiras da sobremesa.

Foram umas horas muito bem passadas, a Conchinha portou-se maravilhosamente bem, excepto quando espirrou a sopa para a camisa branca imaculada da minha querida Marta do My Baby Blue Blog:)


Beijinhos!






















Dra Zélia, a Rita do blog Bem Bons, a Susana, do No Soup for You e a Ana do A Pipoca Mais Dois.


Chefe João Francisco com a marta Nicolau, da Iglo.





A Ana, do Ma Petite Princesse


A Sara, do Definitivamente são dois







A Catarina, do Dias de uma Princesa e a Ana, do Ma Petite Princesse


a Olga, do O Rei vai Nu.











Fui eu que fiz!!! Bom, eu e elas:)



Sara, do Definitivamente são dois, a Marta, do My Baby Blue Blog, a Conchinha e eu.




SIGAM-ME // FOLLOW ME ON
FACEBOOK  

5 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

Olá Sofia,
Foi um rico dia, pois foi.Aprendemos muito, conheci gente muito simpática ( tu incluída of course!), comemos comidinha deliciosa (feita um pouquinho por nós ihihi) num hotel encantador e no fim fquei a desejar que mais eventos como este...
As fotos estão girissimas e tens jeito sim senhora (eu tirei poucas e só da comida, é o que dá ter um blog de culinária)....
Vou ficar por aqui e explorar o teu blog.
Bjokinhas
Rita

4D disse...

ahahahaha. Sim, de facto, eu é mais pessoas:)

Um grande beijinho e adorei conhecer-te!

Anónimo disse...

Então, foi desta que entrevistou a Pipoca?

4D disse...

Nop. Nem falámos disso:)

Diana Mora Moraes disse...

Só diversão :) afinal os grandes também aprendem a "brincar" ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...