A Mafalda é uma seguidora do 4D (daquelas que tem o blog nos links, o que me deixa sempre tão feliz) e é mãe e é blogger também (Vidas da Nossa Vida)
E como resposta a um comentário do mais querido, perguntei-lhe assim do nada se queria entrar nesta rubrica. Felizmente não me mandou passear e achou imensa graça, embora tenha ponderado muito bem, porque de repente era capaz de sair da sombra, onde também gosta de andar. Mas eu acho que vale a pena. Vale sempre a pena. Só nos devemos arrepender do que não fizemos, não é assim?
É assim mesmo. E é com muito gosto quer vos apresento a Mafalda e os dois filhos de sonho.
Nome mãe : Mafalda, 35 anos
Filhos:Alexandre, 3 anos a caminho dos 4
Afonso, 6 meses e meio
1- És mãe amiga, mãe cúmplice, mãe autoritária, mãe divertida? Peço-te que te descrevas enquanto mãe dos teus filhos.
Sou uma mãe cúmplice, muito amiga, que ama os filhos, que adora contar histórias e dar mimos. Tento brincar com eles e ensinar-lhe muitas coisas pela brincadeira. Sou exigente e tento dar-lhes as ferramentas que eles necessitam para se tornarem bons seres humanos. Também sou um coração mole que se derrete facilmente. E o mais velho já sabe muito bem dar-me a volta:-) E não duvido que o pequeno Afonso aprenda rapidamente! Às vezes gostava de ser mais calma, mais "mãe do Ruca", que nunca levanta a voz, mas nem sempre consigo contar até 10 antes de me zangar. Mas já estou melhor!
2 - Os teus filhos são mais mãe ou mais pai?
Dizem que os filhos rapazes são das mães e, de facto, o meu filho mais velho é muito agarrado a mim, mas para as brincadeiras malucas é todo pai porque "Óh, mãe! O pai é mais divertido!". E claro, quando um ralha com ele corre logo para o outro a pedir abrigo. O pequeno Afonso é o meu bebé... e com quem ele se derrete é com o mano!
3 - No que os teus filhos são mais parecidos contigo?
O Alexandre herdou a minha criatividade. Adora o faz de conta. O lado teatral das brincadeiras. As histórias inventadas, as personagens malucas que criamos e que preenchem os nossos momentos a dois antes de dormir. Tal como eu adora viajar, petiscos e praia! E é o tagarela de serviço como a mãe!
O Afonso é muito pequenino e ainda não dá bem para perceber parecenças de feitio, mas é a minha cara (segundo a opinião de toda a gente) e é comilão e dorminhoco (quando eu ainda tinha tempo para dormir) como eu. A minha mãe diz que os seus olhos grandes escuros são tão expressivos, que é como se falassem! Tal como os meus eram.
4 - As parecenças contigo deixam-te orgulhosa?
Não, quando a meio de uma birra do Alexandre ouço o meu marido dizer "lá está o feitio da mãe..."
5 - Preferias que eles fossem mais parecidos contigo em quê?
Acho que o ideal é que eles vão buscar o melhor de cada um dos pais... Mas isso nem sempre acontece, pois não? Quero que eles tal como eu prezem muito a família e se sintam felizes rodeados dos pais, avós, tios e primos! Desejo que sejam bons amigos dos seus amigos e que sejam atentos aos outros. Quero que eles lutem sempre pela felicidade deles e que saibam ultrapassar as dificuldades da vida. Gostava que, tal como eu, encontrassem um enorme prazer na leitura, que se mantivessem curiosos e tivessem sempre vontade de aprender.
6 - No que é que preferias que eles não fossem parecidos contigo?
Prefiro que vão buscar o feitio ao pai, que é um bem disposto e que está sempre bem com a vida! Gostava que eles fossem mais aventureiros (e o Alexandre parece que já o é) e destemidos!
7 - Os teus pais, avós ou tios costumam dizer-te "ai que ele é tão parecido contigo. Fazia exactamente a mesma coisa"?
O Alexandre é como eu quando tinha a idade dele, muito sociável, que mete conversa com toda a gente e faz amigos com muita facilidade! O Afonso gosta de colo, como eu gostava e como a minha mãe me adormecia...
8 - Quem escolheu o nome deles?
O meu marido gostava muito de dar o nome do pai dele, que infelizmente já não conheceu nenhum neto, ao filho mais velho e apesar de eu nunca ter imaginado ter um filho Alexandre, agora olho para ele e não imagino outro nome que lhe assentasse tão bem!
Quando estava grávida do mais novo e soube que era um rapaz comecei a pensar em nomes e o Alexandre deu uma ajuda ao sugerir Afonso, o nome do grande amigo da creche. Soou-me bem, o pai concordou, e Afonso ficou.
9 - Como é que os imaginas daqui a 10 anos?
Às vezes, quando os vejo a dormir faço essa mesma pergunta e não sei a resposta... Daqui a 10 anos o Alexandre estará quase a fazer 14 anos! Estará na adolescência e imagino que já não vai querer o mimo e os beijos da mãe a toda a hora, principalmente quando o for deixar à escola. Imagino que terá imensas namoradas e que será o líder da turma, como já é hoje em dia.
Pelo que tenho vivido nestes 6 meses e meio com o Afonso imagino que será um rapaz mais calmo que o irmão, mas posso estar muito enganada, até porque o Alexandre há-de ser o herói do mano e o Afonso há-de querer fazer tudo o que o irmão faz. Mas, para já, é o meu bebé e ainda tenho alguma dificuldade em imaginá-lo mais crescido! É que passa tão rápido que quero aproveitar ao máximo esta fase tão deliciosa.
10 - Como é que imaginas a vossa relação daqui a 10 anos?
Espero que continuem a achar que a mãe deles é a melhor do mundo! Sei que a nossa relação há-de ser mais "acesa" nessa altura com eles a querem medir forças comigo, enquanto eu os educo e lhes imponho regras. Mas espero que sejamos cúmplices e que continuem a partilhar comigo o bom e o mau dos seus dias. Espero que saibam que mesmo quando fazem asneiras podem contar sempre com a mãe!
Muito obrigada Mafalda, Alexandre e Afonso.
Um grande beijinho.
3 comentários:
Sigo o blog da Mafalda e gostei muito de ler estas notas sobre ela e os filhotes. Obrigada pela partilha.
Obrigada pela querida apresentação. É um prazer estar nesta rubrica. Beijinhos
Obrigada eu pelos vossos comentários. E obrigada Mafalda por estares nesta rubrica:)
Enviar um comentário