Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 17 de maio de 2014

O que todos devíamos meter na cabeça... à bruta ou com muito jeitinho parte I





Por vezes devíamos tirar umas férias sabáticas, só para reflectir sobre a vida. Parar para pensar, crescer por dentro. Parece um luxo, não parece? Mas não devia.

Tanta coisa que ainda temos de aprender. Tanta coisa que temos de praticar, tornar experiência real - sim, porque pode estar até bastante consciente nas nossas cabeças, mas se não implementarmos a mudança...não é mudança.

Tanta coisa que temos de aprender, antes de ensinar aos nossos filhos.

Temos de arranjar tempo para parar. Num mundo onde somos inundados por informação, onde o barulho do tráfego não deixa espaço para muito mais, onde a televisão nos entope de ruído desnecessário - aquele que pensamos que nem estamos a ouvir, mas que nos vai enchendo e cansando e saturando por dentro.

E depois, naqueles 5 minutos que temos só para nós, nem que seja quando estamos a tomar banho, tentamos não pensar em nada, porque já estamos tão cansados, - é que pensar a sério ainda requer o seu esforço - que bloqueamos ou pensamos em mil coisas ao mesmo tempo, que continua a não ser lá muito produtivo, nem é o mesmo que reflectir a sério sobre uma coisa de cada vez.




1 - Se calhar era importante não estarmos tão preocupados com o futuro, ao ponto de nos esquecemos de viver o presente.
"Como vai correr o dia de amanhã?", como vai ser daqui a um ano?", "Como vai ser quando ele crescer?"...
Passamos o tempo a preocuparmos-nos com o que não controlamos, com o que falta ainda muito tempo para acontecer. "Ainda vai correr muita água por baixo da ponte" ou "Até ao lavar dos cestos é vindima" são provérbios que nos mostram, através da sabedoria popular, que muita coisa pode mudar até ao tal dia x.

Fazer planos a longo prazo é importante, direcciona-nos para objectivos maiores, para razões para viver a vida...desde que depois vivamos no presente, focados no que podemos fazer no aqui e no agora.
Em vez de "o que vou fazer quando for despedida/mudar de casa/quando ele sair de casa/quando me separar...)" é importante pensar: "O que é que eu posso fazer hoje?" "Qual é a minha próxima tarefa do dia?"

Pare para pensar. Pare de dizer que não tem tempo para isso. Pare de dizer que não pode fazer nada quanto a isso. Pare de ter medo de viver. E comece a fazer o que realmente importa.











4 comentários:

t2para4 disse...

Foi o que as minhas filhas me ensinaram: um dia de cada vez, viver agora. Pensar no futuro sim, mas sem anseios que nos prendem lá sem viver ou preparar um bom presente, um bom agora.

Beijos grandes

romi - think pink disse...

É difícil, mas vou tentar, prometo!
Obrigada pelas dicas, tão importantes,
Beijinho grande:)
romi
http://thinkpinkbyromi.blogspot.pt/

4D disse...

Obrigada eu pelos vossos comentários. São feedbacks assim que me fazem ter vontade de continuar.

Um beijinho grande para as duas!

Angel♥Luzinha disse...

Sem dúvida Sofia, subscrevo a 100%! Tem sido a minha "filosofia" nos últimos anos. Enjoy life as much as you can porque o futuro a Deus pertence ;-)
Beijinho grande*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...