Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Chamo-me Sofia




Chama-se Sofia. 
Já teve filhos, já plantou uma árvore, já escreveu um livro de poesia.
Por enquanto continua a ser "só Sofia",apesar de todos a conhecerem por "mãe dos 4D", uma mulher com cara e espírito de miúda, que sempre fez tudo a mil. 
Nasceu em Évora, passou por Lisboa e voltou à sua terra Natal, mas ainda não era altura de ficar. Talvez um dia mais tarde se mude para a casa da família no alentejo, com espaço para a sua família numerosa e ruidosa, como lhe costuma chamar.
A cidade dos estudantes acolheu-a e foi lá que estudou Psicologia, contra o desejo do pai médico, que a incentivava a trilhar o caminho da Medicina. 
Mas o sonho foi mais forte e depois da licenciatura em Psicologia continuou a estudar e fez pós-graduações, especializações clínicas, mestrado e doutoramento. 
E ainda sonha com um pós-doutoramento ou mesmo embarcar noutras aventuras que a completem.
Mas para além de estudar compulsivamente, também casou e foi mãe cedo.E não teve só um filho, nem dois, nem três. Teve quatro. Numa altura em que não tinha ajudas, mas nada disto a fez parar. Ao terceiro filho pensou que estava na altura de contratar alguém para ajudar lá em casa, mas as coisas não correram bem como esperava : a primeira dita ajudante fazia as camas ao contrário, a segunda afinal queria ser modelo, a terceira era óptima mas uma doença grave impossibilitou a senhora de trabalhar. Agora tem o seu anjo da guarda, que a ajuda durante as manhãs, para ela poder fazer as coisas que gosta: escrever e trabalhar.





Foi em 2005 que nasceu o seu outro filho : o seu blog, uma paixão assolapada, que não se apaga e que cresce insistentemente. Já teve outros nomes, mas hoje é avidaa4d.blogspot.pt.É lá que se expressa, ensina,  partilha, comenta, sugere. Fala de si e dos seus filhos. Fala do mundo, do que gosta e do que não gosta, das coisas giras e menos giras que a vida com quatro miúdos lhe ensina.
O presente de Sofia passa por continuar a escrever no seu blog e "passar para um outro nível" (admite que não sabe o que isto significa, mas parece-lhe bem!). E continua a alta velocidade porque adora as relações humanas e sabe que é o resultado dessas relações que faz o mundo valer a pena : dá aulas ao ensino superior, faz consultas de terapia familiar e de casal, faz grupos de psicodrama e vai começar um grupo de pais, de formação parental. E claro, quer ajudar os filhos a crescerem saudáveis e felizes, educá-los para as artes, para a cidadania, para a curiosidade.

E o futuro, como vai ser? Sorri e responde: ninguém sabe.
Mas sabe que vale a pena insistir no sonho de continuar a escrever. No blog e fora dele. Para tudo e por tudo.





Porque quero guardar aqui este tesouro. Porque descobri a Sofia e estou a adorar conhecê-la. Porque me encheu de orgulho esta entrevista. Porque, a par com a da Pais e filhos, foi a que eu mais gostei de dar.
Parabéns a ti Sofia. Muito obrigada pelo convite. Muito sucesso para o teu blog!

7 comentários:

Sofia Serrano disse...

Obrigada Sofia :) Por tudo. Pela confiança. Pelo empenho e colaboração. Por te podermos conhecer um pouco melhor, a ti que fazes parte de tantas vidas.
Um beijinho
Sofia Serrano

TERRA DE CORES disse...

Adorei ler-te... mais uma vez! Acho q já conhecia grande parte do que li, mas é sp bom! :)
Bjs gr

Alexa ML disse...

E nós gostamos sempre de saber um pouquinho mais, ou de vê-lo de outra perspectiva! =)

Bi disse...

Adorei a forma como a Sofia te (d)escreve!! ;)
Um beijinho

Isa disse...

Adorei ler este texto... mostra-me que é possível com filhos ser-se mulher e profissional, sem descurar o papel de mãe!

Adoro-te Mamy... disse...

Etá fantástico, bom de ler...um beijão enorme querida!

Ana disse...

Gostei muito. Parabéns.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...