Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Como estimular o bebé - parte II

Dado que o feedback foi excelente em relação ao primeiro post, vamos então continuar com algumas sugestões de como estimular o bebé.

O bebé a partir das 6 semanas pode e deve usufruir de mais estimulação táctil geral e os pais podem arranjar umas estratégias para que o bebé tome contacto com toques e sentires diferentes. Se for Inverno fica mais complicado brrrr mas isso não pode servir como desculpa. Vamos lá aquecer o quarto bem quentinho, despir o filhote e pô-lo em cima de um tapete ou manta suave, fofa, macia, de pelo, etc. Deixá-lo também sentir as vibrações do gato a ronronar, deixá-lo sentir a nossa garganta quando falamos com ele ou mesmo tocar no rádio enquanto a música toca. Outra sugestão é deixá-lo brincar com penas e/ou bolas de algodão e com bonecos macios de peluche, de pano e de borracha. 
E mais dicas? Cantar, cantar muito. Cantilenas e lenga-lengas, como as nossas mães e avós faziam. Falar muito com ele, experimentando usar diferentes entoações de voz - o tom de voz é muito mais importante nesta altura do que as palavras usadas. Fale muito, muito, muito. Quando estiver a dar banho, a vesti-lo, a embalá-lo, a alimentá-lo. Fale com ele a partir de vários locais do quarto e observe se ele ouve o som e se procura segui-lo com os olhos. Deixe o seu bebé ouvir o tic-tac do relógio. Deixe-o ouvir sons da natureza. Até uma pequena campainha ou guizo na botinha do bebé pode ser uma excelente possibilidade. Bonecos com música, papel de seda ou celofane para ele amarrotar, rocas leves para ele segurar...são tudo estratégias para a estimulação auditiva geral.

Espero que tenha gostado.



Como estimular o bebé parte I, aqui

2 comentários:

Sofia Serrano disse...

Aqui fala-se muito, muito e canta-se muito também (eu e a mana!). E agora, também ele fala muito - naquela linguagem que só ele percebe, mas já vai saindo "mamã" e "papá" :)
Boas dicas! Keep going :)

sofia CarpeDiem disse...

Aqui tb se fala muito e canta-se mais ainda e desde sempre :) Temos a nossa própria Playlist, a qual vai crescendo à medida que o Baby B<3 cresce, se bem que agora está na fase de querer música com imagens e anda louco com Os Caricas, As músicas da Maria e etc e tal.
Mas não deixa de ser curioso, ele conhece tão bem as músicas da nossa Palylist... e uma das primeiras palavras que disse e ainda antes de fazer um ano foi "TIC TAC", precisamente por causa de uma música que canta o nome dele e começa assim "TIC TAC TIC TAC o relógio a tocar... TIC TAC TIC TAC Bernardo a bocejar". Não sabe dizer a palavra música, mas qd pede TIC TAC é música que quer! :) Tão giro!!! <3
Beijoooooooooooooooo

Continua com esta rúbrica...estou anciosa que chegue aos meses dos nossos babies ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...