Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Como estimular o bebé


Os pais não nascem ensinados, se bem que nascem com um 6º sentido e a maior parte das vezes tudo flui sem grandes preocupações.

Mas se para conduzirmos um carro temos de tirar a carta, e até podemos chumbar, para conduzir vidas não deveríamos fazer mais qualquer coisa?

Desde os primeiros momentos pode-se começar a intervir tendo em vista o desenvolvimento óptimo daquele bebé.

Recém-nascido

Pendurar um móbil, não ao centro mas um pouco mais à direita ou à esquerda do berço, porque habitualmente a cabeça do bebé estará mais virada para um lado ou para o outro.  Aproximar a sua cara, ficando a cerca de 15-20 cm da cara do bebé quando falar ou cantar para ele (já que ainda não vê completamente bem mas dará mais atenção à face humana do que a qualquer outra coisa). Deslocar o bebé, mesmo para a outra ponta do berço, de modo a que a luz possa ir estimulando ambos os olhos. Atravessar com uma fita objectos, de um lado ao outro do berço. Sei que adoramos tons suaves e clássicos e pouco berrantes mas os bebés, pelo contrário, gostam e precisam de tons fortes, de objectos brilhantes, de formas irregulares e/ou com desenhos.
Toque com carinho no seu bebé, de forma suave e gentil. Os recém-nascidos são muito sensíveis a movimentos bruscos. Há crianças que se sentem muito mais seguras se estiverem embrulhadas num cobertor, numa mantinha, num pano fofinho. Algumas crianças choram menos quando as mães as encostam ao peito, sentido o bater do seu coração.
O bebé não deve beber o biberão afastado da mãe mas sempre ou quase sempre ao colo de um dos adultos que mais a mimam.
Faça massagens ao seu bebé, de forma terna e carinhosa e com a loção aquecida.



Espero que tenha sido útil.
Agradeço o feedback para saber se devo continuar.




Estamos a concurso. Para a categoria Pais/Filhos e para blogger do ano.

Para perceberem melhor vão até aqui.

Para votar é aqui:

Muito obrigada!


7 comentários:

Isa disse...

Gostei muito do post! Para quem nunca foi mãe por vezes é dificil imaginar que "brincadeiras" se pode fazer em cada idade para estimularmos o bebé!

Polly disse...

Este tipo de dicas são sempre muito uteis;) Claro que deve continuar! A minha pequena de 15 meses está a começar com as suas primeiras palavras... fica a dica para o próximo tópico ;) Beijos e paarbéns pela dedicação

alva quase transparente disse...

Continua por favor. Para quem está a planear/tentar viver essa linda experiência é uma boa ajuda.

alvaquasetransparente.blogspot.com

4D disse...

Muito obrigada eu pelo elogio e obrigada também por estarem desse lado!

Cláudia e Madalena disse...

claro que e para continuar! E Qto a este post subscrevo completamente. Algumas destas dicas recebi no curso de preparação ao parto q fiz que foi uma grande mais valia. e entretanto no decorrer destes quase 6anos são estas partilhas e trocas de experiências q me ajudam diariamente. Beijinhos

Anónimo disse...

Tão útil que acabei de partilhar no meu blogue! :)

http://umdocedecasa.wordpress.com/2013/01/23/mais-uma-partilha-2/

Beijinhos,
Leonor

zeliaevora disse...

Penso que na minha experiência pessoal tenho preferido óleos vegetais a loções... É tambem preciso ter cuidado com o excesso de estimulo dos bebes muito pequenos.... Na massagem, gosto do silencio, ter a certeza que o vinculo afectivo é feito em conversas "intimas" e sem ruídos.... Claro que, cada bebé é um bebé.... E sim, o swaddling tem/se mostrado um grande conforto para os bebes.... Eles adoram!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...