Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 15 de junho de 2013

Boas maneiras e respeito



É tão bom ouvir um "muito obrigada", "com licença" e "por favor", não é?






Andamos a mil e muitas vezes esquecemo-nos destas pequenas grandes palavras. Das palavras e dos gestos a acompanhar. Não só com quem passa por nós, mas também com quem está cá sempre ao nosso lado. Incluindo os filhos.






Se tratarmos os nossos filhos com respeito, desde sempre, há uma enorme possibilidade de eles se tornarem pessoas mais confiantes e seguras.










Encontrei uma ideia deliciosa.


Durante a festa de aniversário dos nossos filhos, tiramos uma foto dos amiguinhos todos juntos e depois enviamos por mail ou entregamos a foto em forma de cartão postal, agradecendo a presença e o presente.


O que vos parece?



Não sou daquelas que anda pela rua a distribuir “bons dias” e “boas tardes” a quem passa. Mas faço-o sempre com os vizinhos, na mercearia, no colégio dos meus filhos…

Se me enviam mensagens é raríssimo não responder. E se estiver online nem gosto de fazer as pessoas esperar.


Sei que sou um bocadinho impulsiva no trânsito, mas até os meus filhos já brincam e dizem que eu chateio-me com os outros condutores, mas que o vidro está fechado e eles não me ouvem. Sei que não o devia fazer, até porque estou a servir de role model para eles, mas é das poucas coisas que me tiram mesmo do sério (não é tramado quando o sinal vai mudar para encarnado e o carro da frente decide ir muitooo devagarinho, mas depois ainda passa e nós já não?)


Estava aqui a pensar em formas de sermos mais educados e mais gentis uns com os outros. É possível que também tenhamos que começar por aprender a falar mais baixo.

Outra dica parece-me que pode ser o ensinar a empatia aos nossos filhos, e nós próprios usarmos uma postura empática mais vezes. Independentemente da idade é possível seguirmos este lema: trata os outros como gostarias que te tratassem a ti.

O ensiná-los a saudar sempre que cheguem ao pé de alguém, é para mim fundamental.


Uma das regras mais complicadas de instituir cá em casa foi “Não se interrompem conversas de adultos”. Até parece que escolhiam precisamente essa altura para interromper! E por aí, também? Qual foi para vocês a mais difícil?

Aqui pelo facebook, a que me custa mais é ver nas páginas das marcas, as pessoas a perguntarem preços, sem dizerem sequer um olá ou um bom dia primeiro, nem um sff ou um obrigada. 



Vamos dizer mais vezes “por favor” e “obrigada”?






Ajudam-me nesta tarefa?










Já conhecem?


5 comentários:

CláuDia disse...

Concordo plenamente,a letty cada vez que me da algo para a mao que lhe peco,faco questao de lhe dizer smp obrigada,e ela fica tao feliz quando o digo,e apenas tem 21 meses feitos hj. Vou tentar dar smp o meu melhor

CláuDia disse...

Faltou me dar te um beijinho;))sabe smp bem....

4D disse...

:)

beijinhos!

e, já agora, obrigada pelo comentário:)

Anónimo disse...

Provavelmente modela-se o comportamento, certo?
Se não queres que eles interrompam as conversas doa adultos (serão mais importantes que as outras, é isso? Ou os adultos são pessoas mais importantes que as crianças?) tenta modelar isso mesmo- não interrompas as conversas deles. Ou modela como interromper.
Eu não gosto que abram uma porta fechada sem 1º baterem- modelo o comportamento. A minha filha desde os 3 anos que não entra sem bater, e nunca lho pedi :)

Catarina

Anónimo disse...

Em casa os pais é que mandam ou seja, não se interrompe os que mandam, decidem e pagam as contas. Respeitar hierarquias é muito importante e é uma aprendizagem que fica para o resto da vida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...