Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Praias in e praias out - areia não é tudo areia? Ou o areal mais chique de Portugal

Desde há uns anos a esta parte que vou intercalando as minhas férias de Verão entre as duas costas. O ano passado calhou Odeceixe e toda a costa vicentina (vejam como foi, aqui). Este ano é tempo de rumar até mais abaixo e aportar em Montegordo.
Há uns dias alguém me dizia que em Montegordo só se bebia cerveja e só se comiam conquilhas. Isso deixou-me a pensar.
De facto, cada vez me apercebo mais que para muita gente praia não é tudo praia, ou melhor, há areias e areias e não são todos para a nossa camioneta. Há praias chiques, hippie chic, praias cosmopolitas, com glamour, com pessoas jetset e sunset parties. E depois há as outras.
Conheço até quem tenha ido para Quarteira e que só tenha tirado fotos em Vila Moura e na Prainha, no Alvor.
O que é que distingue as praias? Concessões de nível superior? Camas-espreguiçadeiras a 21 euros por dia? Praias de acesso limitado, privativas, com estacionamento pago, que afasta o Zé povinho? É a possibilidade de pedir sumos naturais e caipirinhas, encostados numa espécie de chaise longue de praia, à beira mar plantada? Ou é só mesmo uma questão de ver e ser visto? Sinónimo de riqueza, chiqueza, bom gosto, status e savoir vivre?

Há 2 anos fiz um post que foi um sucesso, onde brincava com os nomes in e os nomes out que colocávamos ou que devíamos colocar nos nossos filhos (vejam aqui, aqui e aqui).
Desta vez vamos lá a saber quais são as praias que estão in. Contem-me tudo. Quais são as praias que estão na moda, as que passaram de moda, as que nunca estiveram na moda. As possidónias, portanto. Ao menos ficamos a saber onde tirar umas selfies – é só sair, a caminho da praia ao lado, deixamos os miúdos no carro, carregado até ao tejadilho, e pronto, parece que passámos ali a semana inteira.

Deixo-vos umas dicas da nossa riviera portuguesa ou aquilo que mais temos parecido com Ibiza ou Formentera. Como podem ver a minha não está lá incluída. Mesmo assim é a praia com o mar mais calminho e com as águas mais morninhas de todo o Algarve. Roam-se de inveja. Ou então…smile!


Praia de Moledo, Caminha
Praia da Costa Nova, Ílhavo
Praia do Baleal, Peniche
Praia do Guincho, Cascais
Praia da Comporta
Portinho da Arrábida, Azeitão, Setúbal
Praia do Burgau, Lagos
Praia dos Caneiros, Ferragudo, Lagoa
Praia do Alvor/Prainha, Alvor, Portimão
Praia do Vau, Portimão
Praia do Evaristo, Albufeira
Praia da Coelha, Albufeira
Praia de São Rafael, Albufeira
Praia da Oura, Albufeira
Praia Maria Luísa, Balaia, Albufeira
Praia dos Salgados, Albufeira
Praia dos Tomates, Albufeira
Praia da Marina, Vilamoura
Praia de Vale do Lobo, Vilamoura, Almancil
Praia da Quinta do Lago/praia do Gigi
Praia do Ancão, Ria Formosa, Faro

Para mim toda a costa Vicentina está na moda. Destaco a praia da Amoreira, Bordeira, Amado e o “meu” Odeceixe.


Ps: Não deixem de ir conhecer a praia do Camilo, em Lagos, a praia das Berlengas (Ilha das Berlengas, Peniche) e a praia da Marinha, em Lagoa.







SIGAM-ME // FOLLOW ME ON


2 comentários:

bebe disse...

Adorei Sofia, realmente para alguns o que importa é a aparencia, valha-ns Deus, mas este é o estado da maioria do nosso País, andam em carros topo gama e moram em bairros sociais!!!!
Bj

4D disse...

Obrigada!

A ideia era fazer uma reflexão, usando especialmente o humor. E também gozo comigo, porque também eu, como toda a gente, gosta de ir conhecer os locais da moda. Só não gosto de passar pelo que não sou.

Um beijinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...