Sempre tive um fascínio pela Gracinha.
Aproveitei para lhe prestar uma homenagem num post que foi bastante visto, o Mums-of-four ou famílias 4D.
E agora tenho-a aqui comigo, na primeira pessoa. Uau.
Vamos ficar a conhecer um pouco mais sobre a Gracinha-Mulher, Gracinha-Profissional e Gracinha-Mãe. Falar de como estes três vértices se completam e também de escolhas, de amor e de respeito.
De uma mulher cheia de vida, de mundo e de muita pinta. Uma grande, grande mulher.
Bem , tenho 36 anos, sou gémeos ascendente gémeos e com isto sinto os meus 8 braços a trabalhar diariamente, sou multi tasker, e camaleónica. Prática e complexa, artista e funcional. Ou seja encontro sempre o equilíbrio com o valor contrário. Gosto de simplificar…isto ensinaram-me os meus 4 filhos , tive 4 flhos em 5 anos e nunca deixei de trabalhar….e não acho que se é má Mãe por isso, nem julgo quem escolha o contrário. ADORO ser Mãe, mas exactamente por isso acho que devo ser Mulher, para que os meus filhos rapazes saibam o que é ser Mulher e respeitem as mulheres que um dia mais tarde entrem nas suas vidas e que a minha filha se respeite e tenha vontade de explorar todo o seu potencial como Mulher. É uma escolha pessoal com a qual vivo bem e como acho que todas as respostas são certas se acreditarmos nelas, acho que não há resposta certa para o dilema mãe que trabalha ou não, as duas tem valor e muito Amor para dar.
A Gracinha Mãe vive em conflito com a Gracinha Profissional, mas a Gracinha Mulher é a mediadora…um dia os nossos filhos partem para acabarem de escrever as suas próprias Histórias e eu quero continuar a minha própria historia como legado que lhes posso deixar.
Assim, a Gracinha Mãe organiza-se e divide-se por 4 , cria momentos inesquecíveis, torna pequenos nadas muito especiais...mas também se zanga e educa. É sempre Mãe primeiro e depois amiga.
Adoro o meu trabalho. Sou apaixonada pela vida, por viver a vida, pelo mundo e por conhecer o mundo. Tenho o curso de Arquitecta de Interiores mas desenvolvi um approach ao meu trabalho diferente. Não sou uma vendedora de móveis, sou uma contadora de historias, interpreto vidas e torno-as mais práticas, mais funcionais, mais organizadas e, até, mais poéticas através dos meus projectos. A vida é feita de uma infinidade de momentos e os espaços também. Sejam casas, escritórios ou hotéis eu crio para esses momentos.
Hoje estou à frente da empresa mais antiga desta profissão em Portugal. A minha mãe fundou-a há 43 anos e eu lidero-a há 7, lado a lado com o marido e com uma grande equipa de profissionais de mão cheia. Temos escritórios em Angola e em Singapura .
Tenho ganho prémios internacionais com os projectos Viterbo residenciais e de Hotelaria e tenho como missão pôr Portugal no mapa Internacional da minha profissão e dar trabalho em Portugal para o mundo.
Como mulher quero sentir-me preenchida e activa. Como mãe quero descobrir infinitas formas de dar e de receber e tornar-me todos os dias uma pessoa melhor. Ui o que já aprendi destes meus 4 filhos - 3 rapazes e uma menina no fim. Já publiquei um livro em 2009 sobre lifestyle e a vida depois do interior design, e tenho a certeza que a maternidade dava para escrever outro livro, do tanto que aprendi e delineei experiência após experiência. Também colaborei noutros livros e em parcerias com marcas, fiz as montras da Hermés no Chiado no princípio da minha carreira, e que durou uns anos; tenho um projecto pedagógico on-the-side que se chama I AM e que tem a ver com crianças e criatividade, mais especificamente, como é que as crianças podem encontrar a sua criatividade e se motivarem a aprender todas as disciplinas através dela, porque a criatividade é o verdadeiro motor de curiosidade e de respostas para a Vida.
Como equilibrar isto tudo? Como MUITA organização e um marido que ajuda MUITO. E …dormindo menos do que estava planeado, mas também faz parte .
Vivo entre Singapura e Portugal com a minha família. Rimos, choramos, zangamo-nos, corremos, vivemos , decidimos, temos dúvidas, vamos em frente e, como toda a gente, temos dias bons e dias maus.
Uma verdadeira vida cheia e que um dia possa eu dizer que Vivi...e vivi muito!
Inspiro-me em e com tudo e se não me inspirar…olho outra vez ,como diz Sir Paul Smith.
Depois de tudo isto podia dizer que se tivesse de escolher, não pensava duas vezes. Escolhia a Gracinha-Mãe. Mas quero alimentar estas 3 Gracinhas e fazer o melhor que posso com o que a Vida me deu.
Muito, muito obrigada.
- http://instagram.com/ gracinhaviterbo - instagram pessoal
- http://instagram.com/viterbo_ interior_design - instagram profissional
3 comentários:
As suas entrevistas são sempre fantásticas
Uma verdadeira embaixatriz de Portugal!
Obrigada Marta:) E sim, uma mulher com M grande, sem dúvida:)
Enviar um comentário