Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Deixar um bebé a chorar não.

Eles calam-se porque se cansam. Eles cansam-se de chorar. De chamar a mãe e de ela não vir... Os bebés só nos conhecem a nós, ao nosso cheiro, à nossa voz....são completamente indefesos....




O método Estivill pode ser um pouco duro, até o autor o afirma, e deve ser adaptado à realidade e à personalidade de cada um, na minha perspectiva. É rápido e eficaz sim, mas se confiarmos nele, se acreditarmos no que estamos a fazer e não ficarmos perturbados. E principalmente não deve ser usado com bebés pequeninos. Atenção.

13 comentários:

Full-time Mom disse...

Resmungar ou choramingar é uma coisa, agora a chorar a plenos pulmões, não.

Maria João disse...

Pois, este tema é muito controverso. Não deixaria nenhum dos meus filhos recém nascidos ou com poucos meses a chorar. No entanto, já com 1 ano, o meu filho precisou de chorar um bocado durante a noite! Não que não me perturbe, mas por vezes é a única saída para vicios ou más rotinas ou mesmo feitio da criança. Perturbou-me imenso e acabamos por como desistir na altura, mas a verdade é que colhemos alguns frutos. As noites ainda não são perfeitas, mas temos de o deixar chorar durante alguns minutos senão passariamos a noite ao lado dele na cama, e isso para mim não é boa politica. Assim como também não o é ele dormir connosco. Se é natural para muitos casais, para mim não é. Portanto, um tema que tem muito que se lhe diga, e, por vezes, só tendo crianças com muito mal dormir é que se entede:)
Bjinhos!

Paula disse...

Não sei se foi esse método que me ensinou a pediatra quando lhe pedi para me ensinar a pôr a minha filha a dormir ser ser ao colo, tinha ela 10 meses.

Deitar a bebé, explicar que vai dormir, pô-la na cama. Falar com carinho e sair. Ela berra. deixar berrar. Voltar passado um minuto. Falar com calma, explicar que a bebé tem de dormir. Não pegar, mas falar, acarinhar, dar festinhas e voltar a sair. Houve coro. No segundo dia apenas até sair do quarto. Ao fim de 5 ficava tranquilamente na sua cama. Os mais novos ficaram desde logo. Já tinhamos experiência!
vidademulheraos40.blogspot.com

Mafaldix disse...

Ainda falámos nesse método no workshop que fiz com a Mum's the Boss.

CS disse...

A minha filha tem 9 meses. Nunca consegui deixá-la chorar no berço, fosse com que idade, fosse. A mim custa-me... tenho o coração frágil e inexperiente de mãe pela primeira vez.
Agora já consigo ouvir o seu choro se não quer sentar na cadeira para comer, se quer mexer onde não deve mas tento-a distraír.
Acho que vou resistir aos choros de rebolar no chão porque quer um brinquedo, tudo o resto é me difícil resistir...
Sou mole, muito mole :/
Chumbava no método Estivill nos primeiros 5 minutos.

Mamã Petra disse...

Não sou capaz, eu se ouço um choro de bebé fico nervosa, mesmo que não seja meu e os meus nunca deixei. Pode até resultar mas faz-me aflição.

Beijinhos

CB disse...

Também não deixo o meu filho a chorar! Quando são muito bebés o choro é a única forma de comunicação que têm....deixa-los a chorar é ignorar o que estão a sentir!

Blog da Maggie disse...

pois eu usei o metodo estivill mesmo sem o conhecer. Nao gosto nem do metodo, nem de deixar os bebes mto pequeninos a chorar mas qdo me vi sozinha com uma de 14 meses e outra recem nascida nao me restou alternativa. Eu era uma elas eram duas. Sobrevivemos todas,( elas tem 6 e 5 anos), sem sequelas, mas custou-me horrores.
Nao aconselho.
Maggie

mae.feliz disse...

Um bébe que fica a chorar no escuro não consegue acalmar sozinho...cala-se porque desiste e deprime...não volta a chorar porque aprendeu que não vale a pena, ninguém virá! Quanto mais pequeno é o bébe mais angustiante é esta espera...
Adormecer alguns bébes é muito dificil, a minha mais nova é um exemplo, ainda hoje com 15 meses adormece ao colo... mas com muita paciência... já dorme a noite toda de seguida! Força para as mães e pais que ainda dormem mal...é só uma fase :)

disse...

Olá 4D
Acho que no essencial tem muito a ver de mãe para mãe (atenção não estou a dizer que uma é melhor que a outra) eu por exemplo não aguento ouvir chorar se o choro for com insistência. Já criei dois bebés que hoje são adolescentes e que em bebés gostavam de ir dormir para a nossa cama e nós deixavamos, porque é uma fase um periodo e depois passa...é como dar colo, sempre lhes dei muito colo e muitos beijos e ainda bem porque hoje em dia uma com 17 e outro com 15 já não é bem assim :))) embora ele continue a ser também bastante beijoqueiro!
E se fiz assim com os mais crescidos faço exatamente igual agora com a benjamim que tem 3 anos.
Beijinhos

Beta disse...

Tema controverso, vais ter opiniões dos 2 lados da facção. Os que não deixam chorar e os que deixam. Tentei aplicar o método quando o Tomás tinha 18 meses, mais ou menos e, apesar de ter custado (porque custa a todas as mães, só que umas têm mais coragem que outras e, acreditam firmemente que é para bem de todos!), resultou. Depois, veio a fase dos medos e, descambou tudo. Resultado: agora, com mais de 4 anos, deitamo-nos com ele para adormecer. Já pensei voltar a aplicar o método estivill mas, grávida, estou mais fragilizada e, não me sinto capaz. Para além disso, estamos numa casa nova há pouco tempo e, ele ainda não está seguro no novo espaço. Vou dar mais um tempo e voltar a pensar no assunto! Com a que aí vem, de certeza que vou aplicar o método, porque já não vou com os medos de mãe pela 1ª vez e serei mais consistente!
Beijos e, se estás a aplicar o método Estivill, muita força, porque custa mesmo.

Mãe das Marias disse...

Ai este tema perturba-me... esse método é demasiado cruel para o meu coração de manteiga.
Sempre preferi adormecer as minhas filhas com beijos do que com gritos. E não é que resulta?

beijos*

Lilian disse...

Não sei se se chama estivill ou Lilian Fraga, mas cá em casa é assim: não se adormecem crianças! Ensinam-se a adormecer desde o primeiro dia de vida sozinhas e digo-lhes que quando casarem podem dormir com companhia!
Sofri tanto a adormecer a minha irmã até aos seis anos(e eu tinha 21...) que jurei nunca cair nesse erro com os meus filhos!
Mas também não deixo ninguém a chorar até à exaustão! Vou lá as vezes que forem precisas e olhem que o meu filho do meio bem que me pôs à prova... Os outros não, mas este, Nossa Senhora! O que vale é que eu não tenho vizinhos...
Claro que há excepções... A Rita adormecia a mamar até aos oito, nove meses. Mas dormia bem o resto da noite. Quando estão com febre levo-os para a minha cama se já tiverem idade para perceber o que é uma excepção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...