Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 29 de setembro de 2012

Coisas da minha vida cheia de glamour

Dá para ver que devo arranjar-me muito pouco ou nada quando calço uns sapatos de salto e a conversa é esta:

Afonso: Para onde é que a mãe vai?
Manel: Não sei mas acho que é para uma festa de arromba.

Só fui às compras, para mal dos meus pecados.



Hoje não houve saídas porque o Manuel Maria teve uma festinha de anos e quem sou eu para lhe arruinar a vida social com passeios em família?

Nas compras, o Vicente fica a brincar ao pé de mim. Mas distraí-me, confesso. E passado um bocadinho ouvi-o ao longe a dizer "mamã, xixi" e só quando chegou perto é que percebi que já vinha sem sapatos e com as calças na mão. Literalmente apanhado com as calças na mão.

Oh vida! Oh glamour! Shoot me.



Esperemos que amanhã seja o dia da vingança.


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

2000 likes


Hoje acordei a pensar que aos 2000 likes devia fazer um passatempo meu. Mesmo, mesmo MEU. Mas se calhar é um bocado parvo. O que é que eu tenho para oferecer? Aceitam-se sugestões. Ideias que me vieram à cabeça:
*Oferecer uma/algumas peça(s) da C., usadas ou por estrear.
*Passarem uma tarde comigo.
*Emprestar-vos os meus filhos por uma semana inteirinha.

Então, o que vos parece?

Vamos lá a saber

Quem é que ainda não nos segue no facebook?

https://www.facebook.com/avidaa4d

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sabem que tenho um novo negócio?

Não é para acreditar mas achei que o título era super chamativo e vos fazia vir cá espreitar.



Depois da tshirt da Troika, resolvi fazer-lhe esta tshirt, que verdade-mais-verdadinha-não-há.



Ora está fantástico, ora está uma peste. Ora parece um menino crescido, a querer levar a sua mochila e a sua caderneta escolar, ora não quer sair do carro, não quer pôr o cinto, não quer entrar no carro, só quer colo e andar de gatas como os cães e com a bola na boca. Está fantástico no falar, diz tudo e com muita clareza. Principalmente "não quero", "não faço", "não consigo", "não, não, não".

E agora já começou a ir para o quarto pensar mas tenho de repensar esta estratégia porque tudo o que lá está fica virado de pernas para o ar. Vira-se o castigo contra o castigador!

Quando eu disse ontem ao marido "bolas que os outros não eram assim" ele atirou-me com um suave "o que vale é que a tua memória é fraca".


A próxima frase vai ser: Sou pequenino mas de adolescências percebo eu!
Agora a do bebé, daqui a uns tempos a da outra. Isto nunca mais tem fim. Pois não?


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

What's the point?

Dizem que a competição pode ser saudável e eu acredito. Não me importo de me comparar, faz parte de quem somos, do que nos ensinam desde miúdos. Nós próprios comparamos os nossos filhos uns com os outros, mesmo que depois nos saiamos com um "cada filho é único" (e é, mas está bem está)..
Mas esta frase penso que vai tocar no lado menos saudável da coisa. Se isso me estrangular, me sufocar, não me permitir ser feliz, então...what's the point??

Talvez a questão seja: será mesmo saudável a comparação e alguma competição? Qual o limite? Até onde devemos ir?

Comparamo-nos e copiamos alguns comportamentos. Os psicólogos sempre chamaram a isso modelagem. É uma das formas mais efectivas de aprender. 

Nós aqui no mundo dos blogs chamamos-lhe inspirações.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Gente gira como nós - Tapas na Língua


Tapas na língua






Olá Ana. Cheguei ao teu blog não através de outro blog mas de uma imagem daquelas com frase. E já nem consegui desligar mais o computador para não te perder de vista.

1-     Tu mostras-nos comidas maravilhosas, bebidas de querer saltar para dentro do ecrã, diy do mais simples-e-fantástico-não-há. As fotografias são deliciosas (queres-me fotografar? Aceita lá o desafio, com direito a panning e tudo), os textos, por mais pequeninos que sejam, parece que neles habitam as palavras certas. Têm musicalidade, coisa que me apaixona. Então no que é que tu não és boa, conta lá!

Obrigada pelos elogios, mas… ui…não sou boa em tanta coisa. Há coisas que eu adorava saber, mas acho que não tenho queda: adorava saber tocar harmónica e ainda não consegui com sucesso, adorava saber surfar, mas já não treino há muito e só me consegui pôr em cima da prancha para aí umas 5 vezes. Não sou boa a fazer fretes nem sorrisos amarelos. Não sou boa a andar de saltos altos, e tenho dias em que não sou nada boa a poupar dinheiro. :)


2-     Os livros de psicologia dizem que para criarmos auto-estima naqueles de quem gostamos devemo-los elogiar, elogiar muito. Como é que tu elogias o teu blog? O que é que nos podes dizer sobre ele?

Para mim o meu blog é o meu refúgio, o meu casulo, uma das melhores partes de mim. Lá eu sinto-me bem e tento fazer com que quem me lê, sinta o mesmo. Todos os dias partilho pedaços de mim, coisas triviais e positivas. Cada vez mais, penso que devemos dar valor às coisas mais simples que nos rodeiam.


3-     3º lugar no blog revelação 2011. Que tal a sensação?

Primeiro, foi uma agradável surpresa, até porque desisti da corrida na última fase, e ainda assim o Tapas conseguiu um lugar no pódio. Todo o processo foi muito engraçado, mas depois chegou a uma altura em que percebi que não tinha muito jeito para “campanhas eleitorais”. Mas foi muito bom porque conheci novos blogs e também novos e fiéis leitores.

4-     “Porque a grande maioria que visita este blogue todos os dias, não tece comentários, o que torna ainda mais difícil a tarefa de perceber o que vocês pensam”. O que pensas que pensam sobre ti? E sobre o teu blog? Como é que achas que as pessoas te imaginam? E qual o feedback que tens realmente recebido?

Curiosamente, depois de ter mostrado que gostava que as pessoas comentassem mais, comecei a receber mais feedback. Pelos comentários e emails que recebo, sinto que os leitores se sentem bem à vontade comigo, talvez por me lerem todos os dias, ficam com a sensação que me conhecem (e eu a eles). Quando recebo e-mails, muitos perguntam-me o que faço, onde moro, se sou casada, onde aprendi a fotografar, a cozinhar, etc. É engraçado e estranho, porque também eu como leitora de outros blogs tenho essas curiosidades relativamente aos autores. O feedback tem sido cada vez melhor, e é muito bom ver gente nova  “a chegar” e a acarinhar todos os dias o blog. ..Daqui e de outros países por esse mundo fora.


5-     Eu gosto de tatuagens e sei que a tua melhor amiga tem uma linda. E tu, não tens nenhuma? E um sinal de nascença? E um defeito?

Ao contrário da minha amiga, eu sou muito cobarde para essas coisas. Só tive coragem de fazer um piercing no nariz há uns 10 anos atrás.  Sinais de nascença, não. Mas podemos dizer que sou a “maria-sardas-do-sol”.

6- Vou-te ensinar uma bebida, queres? Conheces a french, do filme Casablanca?

Ensina-nos tu uma a nós

Isso parece-me muito bem. Claro que quero aprender. Bom, posso aconselhar-vos o Sunset Kiwi Cocktail, (que podem ver aqui: tapasnalingua.blogspot.com/2011/10/abre-boca-e-fechas-os-olhos-5.html).
Além disso, já deves ter percebido que eu sou fã de sangrias, frescas, com vinho ou com champanhe, muita fruta, canela e hortelã.



7-     Sabes que temos o café zero em comum?
Não sabia, mas não acho difícil…É tããããão bom!

8 – Sabes que foi contigo que conheci a Elisa Rodrigues e a Mallu Magalhães?

Obrigada. Atira-nos mais dois nomes destes deliciosos, s'il vous plait.

 

Humm…eu adoro soul, blues, funk, reggae, dub, MPB. Não ando sempre à procura de artistas novos, mas quando ouço de raspão alguém que não conheço e gosto, mal possa vou tentar descobrir mais e mais desse músico.
Ultimamente não me tenho cansado de ouvir Jill Scott, Mara Hruby, Lizz Wright, Yuna, Herbaliser.

9-
Uma palavra para Aveiro? Raízes
Uma palavra para Zambujeira? Paraíso
Uma palavra para Alentejo? Paz
Para palavra para a Invicta? Minha
Uma palavra para o teu amendoim? Amor
Uma palavra para comida? Prazer
Uma palavra para Smooth Fm. Companhia


10- “E lá vem aquele nervosinho delicioso outra vez, característico de quando acabamos de ter confirmado os bilhetes de avião para mais uma grande viagem...”

Diz-nos por onde já andaste e qual é aquele sítio que tens mesmo de ir um dia.

Já andei pelo Brasil (Nordeste e São Paulo), África (Moçambique e África do Sul), Europa (França, Inglaterra, Itália, Grécia, Polónia, República Checa, Croácia, Eslovénia, Alemanha, Espanha, Andorra). Segue-se a Ásia: Vietnam, Cambodja, Laos e Tailândia.
Gostava muito de ir à Austrália, e corrê-la de uma ponta à outra.
Mas também já conheci o meu país de norte a sul, litoral e interior, e ilhas. E acho que antes de vermos o mundo, devemos conhecer o que nos pertence. Porque está aqui à mão de semear, Porque é bom, é bonito e é nosso. Continuo sempre à procura de mais cá dentro. Adoro o Alentejo, o Gerês e os Açores.


11- Falas da “tua” empresa. Em que área é que trabalhas?

Digo “minha”, mas é uma forma de falar. J Trabalho em assessoria de comunicação.

12- Locutora de rádio? Smooth Fm?
Fala-me um pouco desta rádio que, confesso que não conhecia.
E qual a tua rádio preferida? Então significa que também tens voz sexy (a juntar a tudo o resto?)JJ

Trabalhei alguns anos em rádio, e sentia-me bastante completa atrás do microfone. Comunicar com liberdade. Conhecerem-me apenas pela voz e não pela cara, era muito engraçado. O anonimato torna tudo muito mais misterioso e aliciante. Nunca trabalhei na Smooth, mas sim no grupo da Smooth.


13- Até onde te li não falas muito de filhos, embora tenha percebido que tens um sobrinho que é tudo para ti e que esperas vir a ter filhos, num futuro mais ou menos próximo.
O que vai mudar em ti se e quando fores mãe? Imagino que o teu medo aumentará, medo que alguma coisa corra mal. Sei que falaste disso quando falas sobre acidentes de viação.

O que é que vai mudar em mim? TUDO!!! E não estou a falar do tamanho… Se eu já sou uma tia super galinha, imagino-me como mãe. Sempre ansiei por sê-lo, e agora o sonho (se tudo correr bem) está mais perto que nunca.



14- Já aprendi esta com o teu amendoim. E ensinei aos meus que adoraram e que foram logo dizer ao pai.

Ele - Tia!Tia! Já sei dizer "peixe" em inglês.
Eu - Ai sim? Então como é?
Ele - Fish. E também sei dizer "cardume"!
Eu - Uau!!! Como se diz?
Ele - Bueda Fish!


Tens outra dele assim mais recente?

Sim… :)

Ele - Tia…q nome se dá a um cão com febre?
Eu - …humm…cão doente?…
Ele - Não… cachorro quente!



15 “Tentando sempre confrontá-las com uma questão que nunca lhes tinham colocado e de retirar dessa conversa o melhor das pessoas”

Diz-me uma pergunta que nunca te fizeram e que achavas que seria A pergunta.
“Porque é que tens tanto medo de arriscar?”

16- “Porque é que não temos dificuldade nenhuma em dizer AMO-TE [com todas as letras] a amigos e namorados, de abraçá-los até ficarem roxos, e com os nossos pais a coisa muda de figura?”

Esta marcou-me. Queres responder à tua própria pergunta?
É uma pergunta para a qual ainda não encontrei resposta… Mas se não conseguirmos dizê-lo com todas as letras, pelo menos devemos demonstrá-lo em gestos e atitudes.

17 - Qual o teu maior sonho e qual o objectivo que, mesmo que longínquo, queres mesmo atingir?

Tenho vários…gostava de dar a volta ao mundo num veleiro. Gostava de abrir um restaurante ou uma boulangerie só com produtos orgânicos. Gostava de publicar um livro de receitas. Gostava que a minha fotografia fosse “mais além”.

18- Tenho aqui no blog um botão de procurar palavra-chave. Que palavra procurarias?
E o que é que encontraste?

Procurei a palavra “entrega”…porque ser mãe é mesmo isso, uma entrega total. E encontrei este pedaço de texto: “Pessoas que têm garra, perseverança e entrega, muita e muita entrega. Eu tento ser assim, mas nem sempre consigo. Mas tenho cá para mim que mais importante do que conseguir sempre, é não desistir de lutar. Lutar por.”

19- Se tivesses de me descrever com base no último post que escrevi, como é que me descreverias?
Genuína, perseverante e muito muito, muito sonhadora (como eu).

20- Uma música para banda sonora desta entrevista
A que estou a ouvir agora: “Hit the Ground” de Lizz Wright




***Foi tão bom para ti como foi para mim?
Foi um prazer. Estou pronta para outra! Muito Obrigada







Tapas aqui e aqui

Pergunta da semana - semana 31

What do you think is Satan's last name?

domingo, 23 de setembro de 2012

Gente gira como nós





Vai começar uma nova rubrica, uma que há muito ansiava - Gente gira como nós. Mas não vai ter dia marcado, vai aparecendo, quando tiver de aparecer, quando puder aparecer. São entrevistas que quero fazer a pessoas que me dizem alguma coisa, pessoas que são mesmo giras, por dentro e por fora. Como nós. Porque são empreendedoras, com sentido de humor, com sonhos e objectivos para cumprir. Como nós. Também com receios e dúvidas e incertezas. Tal como nós.
Muitas delas têm blog e só sinto que a entrevista está preparada para entregar ao destinatário, depois de ler o blog praticamente de uma ponta à outra. Por isso vai demorar, claro. Mas vai dar-me cá um gozo. E espero que a vocês também.

Quem quer tentar adivinhar quem vai ser a primeira entrevistada? 


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

1500 likes e um passatempo - 4D e Loja Nicho









Tal como já tinha dito, a querida S., da Loja Nicho, fez-nos uma surpresa e fez chegar até nós esta coisinha preciosa (não é a minha boneca, é a outra fofura). Um coelho Maileg, sabendo ela que eu era louca por todo o Universo Maileg, principalmente os coelhos. Eu adorei e a C. também. Então não se vê?


Então falei com a S. e perguntei-lhe se não quereria fazer um passatempo onde alguém, tão mailegomaníaca como eu, pudesse ganhar também este presente.

E vai dá surgiu mais uma parceria, Loja Nicho e 4D, um coelho da cartola.
Sim, porque vocês por um passe de mágica vão fazer aparecer um coelho. Querem saber como?

Cá vão então as regras:

- Façam uma fotomontagem divertida, gira, fashion, glamourosa, onde apareça um coelho Maileg.
- Deixem a vossa participação na página 4D, no facebook.
- Deixem like na loja Nicho e like no 4D e partilhem este post (com partilha pública).

A imagem mais gira, a imagem com que a loja Nicho mais se identifique, ganha um coelho Maileg (há para menino e para menina). 

É mágico ou não é?

Têm até dia 28 às 18h. A partir.... de agora!











Obrigada



1500 seguidores no facebook.
261 no blog.

Obrigada!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dicas para quartos - V

Se gosta de algum apontamento romântico, nostálgico ou até um pouco vintage no quarto dos seus filhos, mesmo em quartos de teens e miúdos rebeldes, opte pelas camas de ferro.

As camas de ferro trazem-me à memória pedacinhos da minha infância, sons e cheiros de outros tempos, da casa dos meus avós no Baixo Alentejo.

Agora as que nos restam estão na casa da praia. Mas um dia ainda hão-de vir morar aqui onde eu moro.

Aviso já que não são fáceis de encontrar. Desta vez a pesquisa foi ainda mais exaustiva do que o habitual. Quem conseguir herdar uma, força and lucky you. Quem não conseguir, tente procurar em leilões ou em lojas de antiguidades (não me apetecia nada chamar-lhes velharias).

Ou então encontra aqui. Três propostas de lojas portuguesas, com certeza. E o resto são imagens para vos inspirar.

Enjoy it!



Loja Nicho

Real Loja

Gama Rústica








































Outras dicas:

Dica I - Móveis brancos
Dica II - Usar e abusar das almofadas
Dica III - Roupeiros
Dica IV - Globos e mapas mundo


Facebook

terça-feira, 18 de setembro de 2012

E sou mesmo assim, vou ser sempre assim

Este foi o post que escrevi a 31 de Dezembro de 2011.

E é um post que relembro vezes sem conta.Para mim o post que mais gostei de escrever e reler.
Quando estou cansada, quando estou desmotivada, quando estou feliz, quando estou triste, quando quero acreditar, quando já não acredito, quando desejo e quando não desejo.

Isto sou eu e as minhas contradições. Esta sou eu



Gostava de ser mais nova. Gostava de ter a idade que tenho mas parar por aqui. Gostava de viajar lá para trás quando me desse na real gana. Gostava de não ter filhos. Gostava de ter mais filhos. Gostava de ser médica. Gostava de ser produtora discográfica, realizadora de filmes underground, dançarina de ballet clássico, publicitária ou trapezista no Chapitô. Gostava de ser cantora ou barwoman em NY ou guru em Katmandu. Gostava de ir a Tokyo ou à Conchinchina ou a sítios ainda mais improváveis, a terras difíceis de imaginar. Gostava de ser gira todos os dias. Gostava de saber quem sou. Gostava de voltar a ter estilo. Gostava de escrever outro livro. Gostava de ser uma poetisa de renome. Gostava de viver em Buenos Aires, Chicago ou em Berlim. Gostava de ser actriz. Gostava de começar e acabar o pós-doutoramento só porque sim. Gostava de ter muitos amigos. Gostava de ter poucos, daqueles à séria, que não nos abandonam à primeira contrariedade. Gostava de ter uma casa senhorial na cidade. Gostava de mudar de cidade. Gostava de mudar de vida. Gostava de viver várias vidas. Gostava de ser rica. Gostava de não ter um chavo e de não me importar nada com isso. Gostava de ter mais tempo. Gostava de ler mais e mais e mais. Gostava de ter uma memória excelente e de não me esquecer do que li. Gostava de tocar baixo. Gostava de tocar piano ou guitarra ou saxofone. Alto, muito alto. Gostava de falar mandarim e cantonês. Galego e mirandês. Gostava de ser advogada. Gostava de ser o Donald e dizer You're fired! Gostava de ser diplomata ou deputada. Gostava de não sofrer tanto pelo que não vale nada. Gostava de aceitar. Gostava de acreditar que era feliz. Gostava de poder passar um Inverno num sítio quente. Gostava de fazer mais voluntariado. Gostava de fazer a travessia do canal da Mancha a nado. Gostava que nunca acontecesse nada de mal aos meus filhos. Gostava que não me acontecesse nada de mal a mim para poder vê-los crescer, namorar, casar, ter filhos. Gostava de ter um humor mais cáustico, ou sarcástico ou qualquer coisa do género in between. Gostava de ser mais independente. Gostava de ter o cabelo mais curto ou mais comprido ou assim-assim. Gostava de ser uma Evita, uma Che ou uma Madre Teresa. Ou um Andrew Zimmern, um Anthony Bourdain ou um Gordon Ramsay. Gostava de me desfazer de todas as malas e comprar "a" mala. O mesmo com os sapatos. Gostava de ser mais arrumada. Gostava que a C. ficasse com o olhão azul que tem agora. Gostava que o M. nunca perdesse as covinhas que faz na cara e ainda os seus sinais via láctea. Gostava que o A. fosse sempre o menino feliz que é, apesar do que a vida já lhe reservou. Gostava que o V. fosse sempre muito meu amigo e que nunca ficasse trinca-espinhas como os manos. Gostava que eles não fossem tão índios. Gostava que fizéssemos ainda mais coisas juntos. Que ríssemos muito e que eu não andasse sempre tão preocupada. Gostava de aplacar esta angústia que tenho cá dentro. Gostava de ser mais tolerante e calma.  Gostava de não explodir com quase nada. Gostava até de ser resignada. Gostava de gostar mais de algumas coisas ou pessoas ou cenas. Gostava de não gostar de outras. E é isto. E é assim.

Não sei onde é que ele aprende estas coisas pá

Vicente - Está ali o nosso carro pá!


Só falta começar a chamar-me camarada mãe.


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Pergunta da semana - semana 30

What do you think about this blog?

A Duchess

deu lugar à 4D. Assim como assim é por este nick que me tratam.
Mas podem tratar-me como quiserem: Duchess, 4D, Sofia, amiga, querida... mas só nomes fofinhos, aviso já.

Os primeiros quinze dias de Setembro


Setembro começou em festa.
Logo no dia 2 foi o dia do baptismo dos mais pequenitos e dia do nosso 12º aniversário de casamento. E depois logo a 5 foram os meus anos.
O meu dia foi passado na praia, no Guincho, e não podia ter corrido melhor.
Essa semana deu para quase tudo e deixou muitas saudades. Visitei velhos amigos e conheci novas caras que só conhecia por aqui.
E depois voltei à realidade e o impacto nunca é suave. Mas restam-me as fotos e as lembranças dos risos trocados, das confidências partilhadas, do sol, do vento na cara…dos gelados da Santini, dos croissants do Careca, das conversas com a Inês, com a Patrícia, com a Ana, com a Carla, com a outra Patrícia, com a Sandra.... Aproveitei ainda os saldos e tenho até vergonha de admitir que foi tudo para a C. O V. ganhou duas pecitas e os mais velhos nada de nada.
Patachoka, Spantajaparos, Laços & Laçarotes, Maria Nuvem, Nas Estrelas, foram algumas das lojas que visitei. Mas promessa é promessa e prometi aos meus filhos que estes dias eram deles, dos mais velhos, e por isso a mamã divertiu-se a ver roupas menos do que gostaria mas não fez mal. Valeu a pena pelas caras felizes de praia e piscina, de beijos salgados e abraços apertados, quentinhos e exaustos.

E para não estar sempre a falar de roupas…falo de decoração. Amei conhecer o Gavetão. Os meus dois rapazes estavam empolgadíssimos e portaram-se bem, depois da lavagem cerebral no carro. A parte melhor foi quando perguntaram à Patrícia quanto custava o serviço de chá da Maileg e a Patrícia respondeu "é tanto". Não contentes com a resposta ainda lhe disseram: “Mas se é a dona pode pôr o preço que quiser, não pode??”.

Esta semana de back to reality, que tinha até começado bem, com uma entrada no colégio sem choros e com um salto no desenvolvimento que me deixou com um sorriso rasgado todo o santo dia, acabou de forma mais morna porque à C. finalmente caiu-lhe a ficha e percebeu para o que ia. As despedidas deixaram de ser alegres e descomprometidas. E, claro, a senhora dona culpa lá veio fazer-nos uma visita.

Depois demos um pulinho à manifestação, só para dizermos que pertencíamos ali, por nós, pelos nossos filhos, pelos filhos dos nossos filhos, por todos, até pelas gerações passadas que se fartaram de lutar também por eles e pelas gerações futuras. Infelizmente não pudemos estar muito tempo, porque não me sinto confortável em estar com 4 crianças num tamanho banho de multidão. E não, não tinha mesmo com quem os deixar.

E porque voltar à rotina não significa dizer necessária e completamente adeus a hábitos antigos, adorámos partir à descoberta e fomos até Góis conhecer a praia fluvial da Peneda. Lindo! Recomendo vivamente.

Para mim estes primeiros 15 dias do mês de Setembro foram polvilhados de momentos Limetree, sem dúvida. Todos eles especiais o suficiente para valer a pena guardá-los bem guardadinhos, para mais tarde recordar.









sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A primeira vencedora Zippy e um pouco de filosofia à mistura

Pois é,  já há uma primeira vencedora para o passatempo Zippy a 4D. Aninhas Sousa arrebatou imensos likes e venceu. O nosso stress com perfis falsos é tanto que a Ana me perguntou se eu queria que ela me enviasse uma cópia do cc para eu ver que ela era ela e que ela era bem real. Não é por acaso que andamos com imensos medos. Parece que os perfis falsos proliferam pelo facebook e por outras redes sociais.

E com isto da crise (tudo vai dar ao mesmo) a nossa parte mais psicótica e persecutória vem ao de cima. Daqui a pouco passamos a desconfiar da própria sombra.
Desconfiamos dos amigos, das intenções das amizades, das palavras, dos actos. E este meio é propício a estes medos e enganos e desconfianças. É preciso uma grande estrutura para aguentar. E aqui para nós, confesso que nem sempre tenho a tal estrutura necessária para saltar dentro e saltar fora ou como se diz ali na minha área,  conseguir uma visão binocular da coisa.

Mas lá estou eu a filosofar.

Hoje era só para dar os parabéns à Aninhas e parabéns a todas as concorrentes e parabéns à Zippy por esta iniciativa tão gira. A divulgação do segundo e terceiro prémio vai ficar em banho maria, à espera de uma avaliação conjunta dos dois parceiros deste passatempo.

E como tinha tudo a ver com recomeços e entradas na escola, a ver se continuo a escrever sobre isto nos próximos tempos, se consigo deixar algumas dicas que penso serem essenciais para uma boa relação escola-família.

Beijinhos

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Do baptizado

Não há muito a dizer. As imagens falam por si. Correu tudo muito bem e estava tudo o máximo.
:)

Baptizar dois ao mesmo tempo pode ser um pouco confuso mas nós já temos esse historial. Runs in the family, pode-se dizer.
E até as tropelias do Vicente foram abençoadas com água santa, trazida pelos pais, directamente do Rio Jordão.
A Concha estava linda, toda vestida pela madrinha. Uma antiga professora, amiga há mais de 40 anos da mãe, que agora mima a afilhada com coisas feitas por ela. Desde o vestido, ao babete, à fita da chucha, à capa para guardar o vestido, às toalhas, até aos sapatos customizados e ao laço para o cabelo. Tudo perfeito. Obrigada minha querida comadre.
Adorei o mimo da Panos e Companhia que nos deu de prenda de aniversário para a C. as bandeirolas rosa, que acabaram por ser usadas apenas no dia do baptizado. Obrigada Panos e Companhia! E como faltava em azul, que esta cerimónia foi feita a dois tons, eu e a minha I. metemos mãos à obra e fizemos a outra fita. E que giras que ficaram lado a lado. 

Adorei a lembrança personalizada da Bybaga. Não foi fácil acertarem com o meu gosto, não porque não tenham bom gosto, longe disso, mas porque sou esquisitinha. Mas a troca de e-mails e telefonemas foram uma constante e no fim ficou exactamente como eu queria. E não foi nada caro. Valeu mesmo a pena.

E os livros de honra da Our Sins deram o toque final a esta cerimónia de sonho.

As prendas... ai as prendas. Acho que adorei tudo, o que é de estranhar. Roupa da Gocco e da Xsxl e da Benetton e da Lanidor e peças lindas da Zara Home e fios para os dois, para ele com anjinho da guarda e para ela com a Nossa Sra do Carrapito. E ainda outro fio com uma concha em prata e mais uma conchinha em ouro e mais uns botões de punho em ouro para ele e uns brincos em ouro para ela. E uma tela da Rachel Caiano, personalizada, que quase me deixou a chorar (depois mostro), e mais as mochilas da Imaginarium para o seu novo ano escolar, e perfumes e dinheiro (que me desculpem os tradicionalistas mas acho sempre uma óptima prenda para as contas deles no banco engordarem mais um bocadinho) e o triciclo da Chicco, sem pedais e sem travões, que ele simplesmente amou e que fez as delícias de todos.

E que bom que foi termos tido um insuflável prontinho para divertir e distrair os miúdos. Acho que é uma óptima ideia para festas como esta.

E cheguei a ter um vestido da Zara comprado para levar. Mas acabei por optar por um vestido vintage, comprado na viagem que fiz a NY. Para uma data destas preferi um vestido com história.

E também quis fazer uma surpresa a uma queridíssima amiga, que não está de todo a contar com ela.  Tinha dito que ia guardar o vestido da doce R. da Bebexik para uma ocasião especial. Nunca ela imaginou que seria mesmo guardado para uma ocasião especialíssima. O segundo vestido do baptizado da C.
R. gosto imenso de si.  Mesmo, mesmo.

E foi também muito bom ter lá as minhas três melhores amigas, que vieram de longe para estar connosco neste dia tão emotivo. Obrigada também a elas que tornaram este dia ainda mais bonito.

E pronto...é isto:)








quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Notícias de última hora

Pára tudo!!

Consulta da C.!! Passou do percentil 5 para o 25. Hoje ninguém me cala!!!!!!!!!
(levou 3 picas, a coitadinha. e portou-se tãããão bem)


E meteu-se com um rapaz giro na sala de espera. Fartou-se de lhe fazer cucus até ele se rir para ela. Hummmmmm

O pior vai ser a introdução dos sólidos mas não vou estragar este dia lindíssimo com estes pormenores.

1º dia do resto das suas vidas


E hoje foi dia de começar o colégio. Ela pela primeira vez e ele depois de 2 meses e meio de ausência. Estive uns dias de coração pequenino pequenino pequenino pequenino. E descobri a verdade de La Palisse: tenhas um filho ou tenhas 10, as tuas dores mantêm-se, a tua preocupação mantém-se, a tua alegria multiplica-se, ou seja, o teu coração de mãe não pára de crescer.

Engorda todos os dias mais um bocadinho. E aqui um grande viva para as gorduras saturadas. Porque coração de mãe cheio, nunca é demais.





Ela ficou bem, muito bem. Muito na sua, como é costume. Ele não ficou assim tão bem. Não chorou mas fez cara de desconfiado e disse “para casa, para casa”.

4 filhos fora e eu aproveitei a liberdade para…ir ao Continente fazer compras para a casa que a dispensa ainda estava vazia das férias que parecem já tão distantes (o tempo é uma coisa estranha, já sabiam?).
160 euros em material escolar e detergentes e leite e água e carne e legumes e mais bens que serão sempre cá em casa considerados essenciais. E foi dia de ir pagar os livros do Afonso. Mais 206 euros a saírem de mansinho. E faltam os do Manuel que deve ser amanhã. E vale a pena fazer contas? Nem sei. Já nem sei o que diga.

E foi dia de ir fazer uma reclamação à Aldo. Comprei uns sapatos para o baptizado dos pequenos que aguentaram em condições sensivelmente uma hora. “Prefere trocas ou vale, é que devolução é complicado”. Vai daí, entrei lá com uns sapatos e saí com…uma mala. Claro, tinha de ser. Definitivamente é a minha grande loucura. Eu não queria mala nenhuma…mas não resisti. Ele há coisas. Mas juro-vos que se pudesse tinha saído com um tanque cheio de gasolina, uma perna de porco ou um bacalhau.



Pouco depois foi hora de os ir buscar, felizes da vida. Ela ficou até às 14 e ele até às 16h porque estava a dormir a sesta quando fui buscar a mana.

E tinha feito xixi a dormir.
Mãe: “Então Vicente, fez xixi na cama o menino? Ai ai ai ai”
Vicente: Não “foi” eu. Foi a mana.

E eu já sabia que esta frase ficava a matar em qualquer tshirt. E agora apareceu na Amor às Cores



Digam lá se não é uma delícia? Esta frase é O Vicente!

E viva os recomeços e os dias de levantar cedo e de deitar cedo e de não ter tempo para respirar. Viva. Se não os podes vencer…junta-te a eles e diz “viva!” Andar de cara fechada é que não está a dar.



E já aproveitaram o concurso da Zippy que vai daqui a pouco acabar?





segunda-feira, 10 de setembro de 2012

sábado, 8 de setembro de 2012

O que há em mim é sobretudo cansaço

A semana maravilha está a chegar ao fim. Uma semana cheia de altos, com dois baixos daqueles praticamente no fim que partem a loiça toda.

Foram dias super divertidos em que deu para tudo. Estes dias foram mesmo o balão de oxigénio, o reservatório que eu precisava para aguentar a estopada que aí vem. Não fossem as notícias de ontem que me acabaram abruptamente com o sossego e a boa disposição e eu ainda andava por aqui aos saltinhos, como que levitando. Realmente, a felicidade é mesmo momentânea, como diz o outro. E o estado de alegria causado pela pausa zen foi-se num ápice com isto dos 18%. Obrigadinha, sim? É mesmo muito, muito mau. E neste país em que se diz mal de tudo mas que não sa faz nada, oh-tão-brandos-e-compreensivos-que-somos, em que nao se dá a cara e se enfrenta o touro pelos cornos (muito associada às questões da tourada, ups, mas foi a melhor metáfora que consegui encontrar), o que é que me apetece? Sair, rumar com os meus a sítios mais quentes e não olhar para trás. Chegou ao limite e continuamos a resignarmo-nos ou a meter a cabecinha na areia. Não é que eu seja uma anarca, a favor de rebeliões e isso, mas este cansaço não nos pode fazer ficar de braços cruzados e desistir de lutar contra a maré. E digo-vos, o que há em mim agora é sobretudo cansaço. Ainda bem que ontem fui apenas arranjar o cabelo e desisti das massagens orientais.



E depois fui alertada pela minha amiga S. para o post da Cocó e para tudo o que aconteceu enquanto eu estive offline. Não sei o que diga. Também já tive a minha dose de insanidade aqui pela blogosfera. Mas sinceramente acho que a insanidade não anda pelo mundo virtual. Ponto final. A loucura existe e cada vez mais somos um país à beira de um ataque de nervos. Como dizem os psicólogos, ninguém aguenta muito tempo sem explodir. Uns tentam aguentar-se quase a vida toda e um belo dia agarram na caçadeira e matam uns quantos, ou então só a mulher e os filhos. Outros, mais higiénicos, vão ver as vistas e acabam por cair de penhascos ou de pontes ou de cenas parecidas.  Outros ainda guardam mais para dentro e depois sai tudo em forma de asma, psoríase, diabetes, eczemas, etc, etc. Os psicossomáticos da vida. E depois há aqueles que vêm destravar para os blogs e dizer mal e destilar veneno de todas as formas e feitios. Mas realmente, pensando muito bem, estes ainda são os mais fofos e preocupados consigo e com os outros  "não te vou dar um tiro, vou apenas dizer que era preferível que o teu filho tivesse morrido. Assim eu descarrego, obrigadinha pela possibilidade by the way, e não agarro em caçadeira nenhuma, não vou para casa bater na mulher, nos filhos ou no cão, nem sequer me engalfinho com a vizinha, não fico cheio de uma espécie de acne que até causa prurido e é cá uma irritação. Afinal sou mesmo boa pessoa. E obrigadinha mais uma vez pela possibilidade. E já agora, adoro o seu blog".


Não sei se ria se chore. Estou fartinha de gente ressabiada. Se for gente doida, eu cá dou o desconto. Com gente desequilibrada eu aguento e té lhes dou o cartão do meu consultório. Mas gente má, mesquinha e vingativa e quesilenta e implicativa é todo um universo a explorar. Tenho de tirar um novo curso, com direito a mestrado e doutoramento (um mês será suficiente para receber o canudo?).

Não achem que estou a rebentar. Isto ainda não é nada. Só que me fizeram trocar as voltinhas todas. Eu que vinha contar as novidades girísismas da semana, vinha dizer que o meu primeiro artigo como calaboradora do Portal da Criança já saiu, vinha dar os parabéns à Miss Glittering pelo dia especial de hoje... agora não posso falar de nada disso. E caraças, havia necessidade de estragar o momento da bola a tantos portugueses? Humpffff.
Se não emigrar entretanto venho cá contar tudinho quando esta espinha deixar de me estar atravessada. E agora vou até ali tentar resgatar a última gota de cansaço bom antes de rumar a outras paragens. Fui.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Passatempo Zippy a 4D




Como para a Zippy um dos momentos mais fortes do ano é o regresso às aulas, tal como para mim (e desconfio que para muitas de vós também), esta marca que todos nós conhecemos quase de olhos fechados resolveu aliar-se ao 4D para poder brindar a estes novos re-começos e também brincar um pouco com esta reentrée que por vezes se pode tornar difícil, não só em termos emocionais mas também financeiros. Assim podemos fazer da fraqueza força e tornar um momento um bocadinho sério numa grande festa.

Tenho de dizer, antes de passar às regras do passatempo, que foi mesmo giro este convite. Uma verdadeir honra. Mais um momento de orgulho aqui para este cantinho.


O passatempo visa premiar 3 leitoras com um PACK ZIPPY REGRESSO ÀS AULAS.


Cada pessoa vai fazer uma frase ou pequeno texto sobre as suas melhores memórias de regresso às aulas ou as melhores recordações ou expectativas em relação aos seus filhos. Este texto será postado no mural do 4D e têm de pedir likes para o vosso texto poder ganhar (os amigos e os amigos dos amigos têm de deixar 3 likes  - no texto, no 4D e na Zippy).

O texto com mais likes ganha o 1º prémio. 
Resolvi introduzir uma diferença, para quem não gosta de likes. O segundo e o terceiro prémios serão escolhidos não pelos likes mas pelo texto em si. Espero assim agradar a todos, gregos e troianos (como se isso fosse possível!)



Os passatempos que vão começar hoje, em vários blogs, são independentes. Podem concorrer a todos. Quem sabe se em vez de um primeiro prémio ganham dois ou três!?






1º prémio:
1 Parka
1 Camisa
Sweatshirt /polos
1 Denim
1 Sapatilhas
2 Acessórios
(no valor aproximado de 75€)

2ª prémio:50€
1 Parka
1 Camisa ou 1 Sweats / polos
1 Denim
1 Sapatilhas

(no valor aproximado de 50€)

3ª prémio 25€
1 Camisa ou 1 Sweats / polos
1 Denim
(no valor aproximado de 25€)



O passatempo começa hoje e termina dia 14 de Setembro, às 13 h.


Bora lá ser cool?




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...